A noção de acontecimento discursivo
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2019v3n1id4127Resumen
Neste artigo, tivemos como objeto de estudo o discurso romântico brasileiro e como material para análise recortes da obra Iracema, de José de Alencar. Nosso objetivo principal consistiu em compreender o acontecimento que era formulado por este discurso, à luz dos pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso, disciplina da interpretação – que assim foi concebida por Pêcheux (1990) e Orlandi (1996). Desse ponto de vista, pudemos elaborar que a escritura de Iracema explicitava o batimento entre memória e atualidade ao constituir-se enquanto o acontecimento da língua nacional, que se materializava com a emergência da construção do Estado-nação brasileiro, na segunda metade do século XIX. Dessa forma, este acontecimento promovia a ruptura com a língua portuguesa, instaurando uma individualidade – sentido que se historicizava com este acontecimento – da língua nacional.Descargas
Referencias
ALENCAR, J. de. Iracema. Ministério da Cultura – Fundação Biblioteca Nacional – departamento Nacional do Livro. [online] Disponível em: http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/iracema.pdf. Acesso em: 24 set. 2017.
GADET, F; PÊCHEUX, M. A língua inatingível: O discurso na história da linguística. Campinas: Pontes, 2004.
MILNER, J-C. O amor da língua. Porto alegre, Editora Artes Médicas, 1987
ORLANDI, E. P. (Org.) Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993.
_____________. Apresentação. In: INDURSKY, F. A fala dos quartéis e outras vozes. Campinas, Editora da Unicamp, 1997.
_____________. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes Editores, 2012.
_____________. Interpretação, autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. São Paulo: Pontes, 1990.
ZUCCOLILLO, C. M. R. Língua, nação e nacionalismo: um estudo sobre o guarani no Paraguai. 2000. 254f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Universidade Estadual de Campinas, São Paulo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Élcio Aloisio Fragoso
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.