O ethos e sua aparente sinceridade: a constituição argumentativa do discurso político em debate presidencial
DOI:
https://doi.org/10.30681/2594.9063.2022v6n1id11217Palabras clave:
Sujeito de enunciação, Ethos, DiscursoResumen
O objetivo deste trabalho é analisar as marcas enunciativas materializadas no discurso político, examinando como o Sujeito de enunciação valida seu ethos através de estratégias argumentativas. Para desenvolvimento da análise, foram exploradas noções como: sujeito, ethos, discurso e argumentação. Os pressupostos teóricos foram fundamentados em Benveniste (2005; 2006) referente a teoria da enunciação; Ducrot (1987) a cerca das leis discursivas; Orlandi (2009) no tocante a noção de sujeito e discurso; Maingueneau (2015) na constituição do ethos. Quanto à metodologia, neste trabalho foram analisadas dezesseis sequências discursivas (SDs) oriundas de dois debates políticos televisionados, em que se buscou aplicar as teorias mencionadas. Os resultados obtidos permitiram através de embreagens, vislumbrar a posição do sujeito de enunciação dentro do discurso analisado, como ele constitui e reconstitui seu ethos afim de validar seus enunciados. Além disso foram explicadas as estratégias argumentativas que os sujeitos de enunciação utilizaram para mostrarem um ethos sincero.
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