Os modos de funcionamento do verbo ‘tomar’ em enunciados de Língua Portuguesa: um estudo enviesado pela Tope

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30681/traos.v9i2.13671

Mots-clés :

Verbo ‘tomar’, significados; Enunciação; Tope.

Résumé

Neste artigo, apresentamos como objetivo apreender os processos enunciativos que levam à construção dos significados para o verbo ‘tomar’ assim como buscamos evidenciar o funcionamento dele quando combinados à outras unidades linguísticas. Tomamos como fundamentação teórica para o nosso estudo o programa de pesquisa linguística desenvolvido por Antoine Culioli, a Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas (CULIOLI, 1990, 1999a, 1999b). Partindo disso, observamos o funcionamento deste verbo ao ser combinado com complementos compacto, discreto e denso e analisamos suas ocorrências a partir de três enunciados e comprovamos a tese de que as unidades linguísticas proliferam significados por causa das diferentes interações sustentadas por processos enunciativos, isto é, por causa dos diversos desdobramentos linguísticos e dadas às experiências dos sujeitos enunciadores com o mundo e com a linguagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Joseléia Graciano da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

    Possui Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2014), Mestrado (2020) e Doutorado (2025) em Línguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atua principalmente nos seguintes temas: enunciado; atividade de linguagem; e sentido.

  • Albano Dalla Pria, Universidade do Estado de Mato Grosso

    É professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e já atuou como pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT). É líder do Grupo Variação e Invariantes na Linguagem (CNPq) e coordenador do GT de Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Possui mestrado (2005) doutorado (2009) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-doutorado (2015) pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: semântica e operações enunciativas; processos de construção da significação em língua; processos de designação. Orientou 7 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado. Publicou cerca de 60 textos, entre artigos em periódicos, livros e capítulos de livros. É organizador dos livros Atlas dos nomes que dizem histórias das cidades brasileiras: um estudo semântico-enunciativo do Mato Grosso, Fases II, III e IV. Na UNEMAT, foi Chefe do Departamento Letras, no Campus de Alto Araguaia, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística, no Campus de Cáceres, e Diretor de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, na Reitoria, em Cáceres. É membro suplente do Conselho de Coordenadores de GT da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL).

Références

CULIOLI, A. Pour une linguistique del’énonciation: opérations et représentations. Paris: Ophrys, 1990.

CULIOLI, A. Pour une linguistique de l’énonciation: domaine notionnel. Paris: Ophrys, 1999b. Tomo 3.

REZENDE, L.M. Léxico e gramática: aproximação de problemas linguísticos com educacionais. 2000. Tese de livre-docência. UNESP, Araraquara, 2000.

SILVA, Joseléia Graciano da. Os modos de funcionamento dos verbos ‘tomar’, ‘passar’, ‘pegar’ e ‘quebrar’ em enunciados de Língua Portuguesa: um estudo semântico- enunciativo sob o viés da Tope. 211 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós- Graduação em Linguística – Unemat, Cáceres-MT, 2025.

VOGÜÉ (de), S. Discret, dense, compact: les enjeux énonciatifs d’une typologie lexicale. In: FRANCKEL, J. J. (ed.) La notion de prédicat. Paris: Université de Paris 7, 1989, p. 1-38 (Collection ERA – 642).

Publiée

2025-09-04

Comment citer

da Silva, J. G., & Dalla Pria, A. (2025). Os modos de funcionamento do verbo ‘tomar’ em enunciados de Língua Portuguesa: um estudo enviesado pela Tope. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 9(2). https://doi.org/10.30681/traos.v9i2.13671