Por uma análise enunciativo-discursiva da coluna Correio feminino – feira de utilidades de Helen Palmer (pseudônimo de Clarice Lispector): observações sobre ethos discursivo e cena de enunciação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.30681/traos.v9i2.14112

Mots-clés :

Imprensa feminina, Clarice Lispector, Ethos Discursivo, Cena de Enunciação

Résumé

O objetivo central deste artigo é analisar, a partir de uma perspectiva enunciativo-discursiva, a Coluna Correio Feminino – Feira de Utilidades assinada por Helen Palmer (pseudônimo de Clarice Lispector). Na esteira das reflexões de Dominique Maingueneau, mobilizam-se os conceitos de ethos discursivo e de cena de enunciação para realizar as análises. A análise mostra como o ethos do enunciador se manifesta nas três cenas enunciativa (cena englobante, cena genérica e cenografia): (i) o primeiro percurso analítico busca mostrar os valores de ethos tipicamente feminino que emergem da cena englobante (imprensa feminina); (ii) o segundo percurso analítico mostra como a cena genérica é tipicamente constituída por gêneros discursivos de incitação à ação, fazendo emergir um o ethos conselheiro expert; (iii) no terceiro e último percurso, analisa-se como a cenografia faz emergir o ethos da mulher esclarecida.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Luiz André Neves de Brito, Universidade Federal de São Carlos

    Graduado em Letras (Linguística e Português) pela FFLCH - USP (2002). Mestre (2006) e Doutor (2011) em Letras (área de concentração: Filologia e Língua Portuguesa). Durante o doutorado, realizou estágio sanduíche no ?Laboratório de Linguística e Didática em Língua Estrangeira e Materna? (LIDILEM) na Universidade Stendhal, Grenoble 3. Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Letras da UFSCar onde tem atuado nos cursos de Letras (Licenciatura) e de Linguística (bacharelado). Tem experiência com formação de professores: em 2013 e 2016, participou como supervisor e formador do núcleo UFSCar Plano Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. No âmbito da extensão, na UFSCar, tem participado como aplicador da avaliação oral no Exame de Proficiência CELPE-BRAS. Como pesquisador, tem atuado nos seguintes campos da linguagem: linguística aplicada; ensino e aprendizagem da escrita; estudos do letramento acadêmico. Em sua pesquisa voltada aos estudos de linguística aplicada do português, tem atuando como colaborador do grupo de pesquisa práticas de leitura e escrita em português língua materna. Na UFSCar, realizou trabalhos ligados ao grupo de pesquisa "comunica: inscrições linguísticas na comunicação". Atualmente, lidera o grupo de pesquisa "Escrita e Leitura: práticas plurais" com o Prof. Dr. Lucas Vinício de Carvalho Maciel.

Références

ADAM, Jean-Michel. Textos tipos e protótipos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2019. E- book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 08 jun. 2025.

BRITO, Luiz André Neves de. O discurso da mulher esclarecida na produção jornalística de Clarice Lispector: o caso Feira de Utilidades. 2006. Dissertação (Mestrado em Filologia e Língua Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. Trad. e Coord. Fabiana Komesu. São Paulo: Contexto, 2014

GLOTIB, N. B. Clarice: uma vida que se conta. 7 ed. São Paulo: EDUSP, 2013.

LUCA, Tania Regina de. Mulher em Revista. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Nova história das mulheres no Brasil. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2012. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 15 abril 2025.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Trad. Sírio Possenti. Curitiba: Criar edições, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO,

L. Ethos discursivo. Trad. Luciana Salgado. São Paulo: Contexto, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. Trad. Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

NUNES, Aparecida Maria. Clarice Lispector Jornalista: páginas femininas e outras páginas. 1 ed. São Paulo: Senac, 2004.

PÊCHEUX, Michel. Estrutura e acontecimento. 3ª ed. Trad. Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 2002.

PINSKY, Carla Bassanezi. Mulheres dos anos dourados. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2019. E-book. Disponível em: https://plataforma.bvirtual.com.br. Acesso em: 15 fev. 2025.

SALGADO, Luciana Salazar; DELEGE, Marina. Mundo ético e mídium: uma cenografia paulistana para a ciência brasileira. Letras de Hoje, [S. l.], v. 53, n. 3, p. 374–385, 2018. DOI: 10.15448/1984-7726.2018.3.30956. Disponível em:

https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/30956. Acesso em: 8 jun. 2025.

Publiée

2025-09-04

Comment citer

Brito, L. A. N. de. (2025). Por uma análise enunciativo-discursiva da coluna Correio feminino – feira de utilidades de Helen Palmer (pseudônimo de Clarice Lispector): observações sobre ethos discursivo e cena de enunciação. Traços De Linguagem - Revista De Estudos Linguísticos, 9(2). https://doi.org/10.30681/traos.v9i2.14112