O léxico no trabalho de tradução intralinguístico e interlinguístico
DOI :
https://doi.org/10.30681/traos.v9i2.14113Mots-clés :
Léxico, Ensino, Tradução, TOPERésumé
O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas questões de pesquisa sobre o processo de tradução no ensino-aprendizagem de língua portuguesa como língua materna e estrangeira. A motivação para o seu desenvolvimento deu-se pela identificação de ocorrências linguísticas presentes em produções textuais de alunos cujas características eram as imprecisões lexicais. Tais ocorrências levaram- nos ao levantamento da nossa hipótese de pesquisa, qual seja, as imprecisões lexicais seriam empregos linguísticos resultantes do exercício de tradução língua-língua, método predominante na tradição escolar. Essas questões apontadas e observadas sob à luz da Teoria das Operações Enunciativas, quadro de autoria de Antoine Culioli, possibilitaram-nos defender que o conceito de tradução no contexto de ensino- aprendizagem de línguas deve ser abordado na articulação entre a linguagem e as línguas naturais, processo em que se relacionam as atividades epilinguísticas, linguísticas e metalinguísticas.
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