PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO SOBRE A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Autores/as

Palabras clave:

Ensino Superior. Política de Inclusão. Ingressante Indígenas.

Resumen

O presente artigo trata sobre as ações afirmativas em face da população indígena na Universidade do Estado de Mato Grosso, que busca Estudar a Política de Ação Afirmativa desta Universidade, os critérios utilizados pela banca de confirmação da inscrição como cotista indígena para verificar sua efetividade, e ademais, analisar as percepções dos estudantes indígenas em relação a compreensão da política de ação afirmativa dos campi de Barra do Bugres, Cáceres e Tangará da Serra. Nesse sentido, sua metodologia se baseia na pesquisa bibliográfica e documental da Universidade do Estado de Mato Grosso, bem como das resoluções nº 011 e 051/2019- CONEPE. A Pesquisa de Campo, utilizou de entrevista semiestruturada aplicadas aos estudantes indígenas ingressantes da Ação Afirmativas dos campi de Barra do Bugres, Cáceres e Tangará da Serra.  E, Utilizou-se de amostragem bola de neve, os dados coletados foram tratados por meio da Análise Interpretativa. Os apontamentos e explicação sobre o número de aprovados indígenas pelo SISU ou vestibular além de ser primordial, é o diferencial deste trabalho, pois, é algo que ainda não tem o estudo e dados sobre, ademais, os 3 (três) campus norteadores deste trabalho, não possuem dados específico sobre o ingresso, permanência e saída dos estudantes indígenas, o que inviabilizou negativamente a conclusão do trabalho da pesquisa.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

BANIWA, G. A Lei das Cotas e os povos indígenas: mais um desafio para a diversidade, Cadernos do Pensamento Crítico Latino-Americano. v. 34, p. 18, jan. 2013.

BARBOSA. V. A; LIMA. E. G. S PIIER - Programa de Integração e de Inclusão Etnicorracial: ações afirmativas na UNEMAT. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, Campo Grande, MS, n. 32, p. 126, jul./dez. 2011.

BERGAMASCHI, M. A.; DOEBBER, M. B.; BRITO, P. O. Estudantes indígenas em universidades brasileiras: um estudo das políticas de acesso e permanência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, p. 37-53, jan./abr. 2018.

BRASIL. Constituição da República federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 20 maio 2022.

BRASIL. Lei nº 12.711 de 29 de agosto de 2012. Brasília, DF. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm Acesso em: 20 maio 2022.

IBGE- INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População residente, segundo a situação do domicílio e condição de indígena – Brasil 1991/2010. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/graficos-e-tabelas-2.html Acesso em: 19 maio 2022.

KAWAKAMI, É. A.; JODAS J. Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior Brasileiro e o Acesso de Povos Indígenas. Políticas Educativas. Porto Alegre, v. 6, n. 2, p. 39, 2013.

LIMA, A. C. D. S. A Educação Superior de Indígenas no Brasil contemporâneo: reflexões sobre as ações do Projeto Trilhas de Conhecimentos. Revista História Hoje, v. 1, nº 2, p. 171, dez. 2012.

LUCIANO, G. D. S. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. ed: MEC/SECAD; LACED/Museu Nacional, n.1, p. 29-30. ISBN 978-85-60731-16-9. 2006.

ROCHA, C. L. A. Ação afirmativa: o conteúdo democrático do princípio da igualdade jurídica. Revista de Informação Legislativa, Brasília v. 33, n.131, p. 284-286, jul./set. 1996.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Resolução nº 011/2019, de 08 de maio de 2019. Dispõe sobre a alteração da Política de Ações Afirmativas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Cáceres: Conepe, 2019. Disponível em: http://www.unemat.br/resolucoes/resolucoes/conepe/4320_res_conepe_11_2019.pdf Acesso em: 21. maio 2022.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Resolução nº 051/2019 de 24 e 25 de setembro de 2019. Altera a Resolução nº 011/2019-CONEPE que dispõe sobre a alteração da Política de Ações Afirmativas da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Cáceres: Conepe, 2019. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/PROEG/resolu%C3%A7%C3%A3o_conepe_51_2019.pdf Acesso em: 21 maio 2022.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Diretoria de concurso e vestibulares.

Disponível em: http://vestibular.unemat.br/ Acesso em: 11.out.2022.

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO SOBRE A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS. (2022). Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(2), 161-181. https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/10530

Artículos similares

1-10 de 44

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.