PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO SOBRE A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior. Política de Inclusão. Ingressante Indígenas.

Resumo

O presente artigo trata sobre as ações afirmativas em face da população indígena na Universidade do Estado de Mato Grosso, que busca Estudar a Política de Ação Afirmativa desta Universidade, os critérios utilizados pela banca de confirmação da inscrição como cotista indígena para verificar sua efetividade, e ademais, analisar as percepções dos estudantes indígenas em relação a compreensão da política de ação afirmativa dos campi de Barra do Bugres, Cáceres e Tangará da Serra. Nesse sentido, sua metodologia se baseia na pesquisa bibliográfica e documental da Universidade do Estado de Mato Grosso, bem como das resoluções nº 011 e 051/2019- CONEPE. A Pesquisa de Campo, utilizou de entrevista semiestruturada aplicadas aos estudantes indígenas ingressantes da Ação Afirmativas dos campi de Barra do Bugres, Cáceres e Tangará da Serra.  E, Utilizou-se de amostragem bola de neve, os dados coletados foram tratados por meio da Análise Interpretativa. Os apontamentos e explicação sobre o número de aprovados indígenas pelo SISU ou vestibular além de ser primordial, é o diferencial deste trabalho, pois, é algo que ainda não tem o estudo e dados sobre, ademais, os 3 (três) campus norteadores deste trabalho, não possuem dados específico sobre o ingresso, permanência e saída dos estudantes indígenas, o que inviabilizou negativamente a conclusão do trabalho da pesquisa.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Kupodonepá Calomezoré, L., & Kya-Kapitango-A-Samba, K. (2022). PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES INDÍGENAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO SOBRE A POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS. Zeiki - Revista Interdisciplinar Da Unemat Barra Do Bugres, 3(2), 161–181. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/zeiki/article/view/10530

Edição

Seção

Direitos Humanos e Justiça