CRIAÇÃO E RECEPÇÃO EM “WERTHER”: PRÁTICA DE ENSINO, LEITURA E PRODUÇÃO LITERÁRIA NA OBRA DE GOETHE

Autores

  • Waldiney Santana da Costa Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Ensino de Literatura, Recepção e criação, Efeito Werther

Resumo

O estudo propõe um breve diálogo entre leitor e obra, bem como evidencia as manifestações de sentido literário ao logo do tempo. Tendo como leitor o centro das discussões, revela a partir de teorias da Recepção, e das incidências do Trágico em obras da modernidade, aspectos particulares de “Os sofrimentos do jovem Werther” (1774). Suscita questionamentos a fim de se compreender as camadas que a constitui o personagem, tanto no aspecto estético ou social. Por meio de indagações, desperta o incentivo ao hábito
da leitura literária e, permite ao leitor compreensão de como os efeitos da trama (efeito Werther) em suas relações de historicidade trágica, tem afetado direta ou indiretamente a sociedade. Apresenta ainda, como exercício de escrita criativa e de incentivo à leitura literária um insight como possibilidade de recriação da parte final da referida obra, a fim de preencher lacunas de significações impulsionadas por  experiências estéticas elementos sociais, históricos e culturais que permeiam essa produção historicamente. 

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

Santana da Costa, W. (2023). CRIAÇÃO E RECEPÇÃO EM “WERTHER”: PRÁTICA DE ENSINO, LEITURA E PRODUÇÃO LITERÁRIA NA OBRA DE GOETHE. Revista Alere, 27(1), 79–100. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/alere/article/view/11530