CRIAÇÃO E RECEPÇÃO EM “WERTHER”: PRÁTICA DE ENSINO, LEITURA E PRODUÇÃO LITERÁRIA NA OBRA DE GOETHE
Palavras-chave:
Ensino de Literatura, Recepção e criação, Efeito WertherResumo
O estudo propõe um breve diálogo entre leitor e obra, bem como evidencia as manifestações de sentido literário ao logo do tempo. Tendo como leitor o centro das discussões, revela a partir de teorias da Recepção, e das incidências do Trágico em obras da modernidade, aspectos particulares de “Os sofrimentos do jovem Werther” (1774). Suscita questionamentos a fim de se compreender as camadas que a constitui o personagem, tanto no aspecto estético ou social. Por meio de indagações, desperta o incentivo ao hábito
da leitura literária e, permite ao leitor compreensão de como os efeitos da trama (efeito Werther) em suas relações de historicidade trágica, tem afetado direta ou indiretamente a sociedade. Apresenta ainda, como exercício de escrita criativa e de incentivo à leitura literária um insight como possibilidade de recriação da parte final da referida obra, a fim de preencher lacunas de significações impulsionadas por experiências estéticas elementos sociais, históricos e culturais que permeiam essa produção historicamente.