O Pau da Bandeira entre a Espetacularização Midiática e a Sustentabilidade
DOI:
https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.3155Palavras-chave:
Festas Populares, Espetacularização, Santo Antônio, Mediação, Sustentabilidade.Resumo
Muitos autores costumam pensar as festas populares como uma forma de restabelecer a ordem ou negá-la. Este artigo propõe pensar como os fenômenos da espetacularização e da midiatização influenciam na sustentabilidade e consequentemente na manutenção de uma identidade coletiva. O artigo ora apresentado discuti embasado em diversas correntes de pensamentos, as quais são representadas por diversos autores como: Guy Debord (2001), Jean Baudrillard (1995), Benjamin (1982), Gomes (1996), Colling (1998) e Albuquerque (1992), como a sociedade contemporânea pode sobreviver sem a representação e as mediações das imagens. Ao lançar uma olhar crítico sobre a festa de Santo Antônio, desde o ponto de vista econômico, midiático, cultural e sociológico, cabe aos Flâneurs barbalhense escolher que tipo de festa eles gostariam de deixar para suas próximas gerações, uma Festa de Santo Antônio ou uma Festa alegórica do Pau da Bandeira?
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