O Pau da Bandeira entre a Espetacularização Midiática e a Sustentabilidade

Autores

  • Josuel Mariano Da Silva Hebenbrock Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.3155

Palavras-chave:

Festas Populares, Espetacularização, Santo Antônio, Mediação, Sustentabilidade.

Resumo

Muitos autores costumam pensar as festas populares como uma forma de restabelecer a ordem ou negá-la. Este artigo propõe pensar como os fenômenos da espetacularização e da midiatização influenciam na sustentabilidade e consequentemente na manutenção de uma identidade coletiva. O artigo ora apresentado discuti embasado em diversas correntes de pensamentos, as quais são representadas por diversos autores como: Guy Debord (2001), Jean Baudrillard (1995), Benjamin (1982), Gomes (1996), Colling (1998) e Albuquerque (1992), como a sociedade contemporânea pode sobreviver sem a representação e as mediações das imagens. Ao lançar uma olhar crítico sobre a festa de Santo Antônio, desde o ponto de vista econômico, midiático, cultural e sociológico, cabe aos Flâneurs barbalhense escolher que tipo de festa eles gostariam de deixar para suas próximas gerações, uma Festa de Santo Antônio ou uma Festa alegórica do Pau da Bandeira?

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Biografia do Autor

  • Josuel Mariano Da Silva Hebenbrock, Universidade Federal de Pernambuco
    Graduando em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Graduado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, mestre em Jornalismo e Ciências Políticas pela Universitat Hamburg/Alemanha e Doutor em Comunicação Social pela Universitat Pompeu Fabra-Barcelona/Espanha. Pesquisador associado do Instituto de Estudos da África/UFPE. e-mail: mariano.hebenbrock@gmail.com.

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Publicado

2018-12-11

Como Citar

O Pau da Bandeira entre a Espetacularização Midiática e a Sustentabilidade. (2018). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 5(2), 128-142. https://doi.org/10.30681/rccs.v8i8.3155

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