TV Verde Araguaia: Jornalismo científico e ambiental em uma experiência audiovisual

Autores

  • Eveline dos Santos Teixeira Baptistella Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Ana Carolina de Araújo Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3835

Palavras-chave:

Jornalismo, Ensino do Jornalismo, Telejornalismo, TV Verde Araguaia.

Resumo

O presente artigo traz um relato sobre a experiência da fase mais recente da TV Verde Araguaia, com reportagens produzidas no ano de 2015.  Pretendemos também, a partir da análise de uma das reportagens produzidas, discutir a articulação entre telejornalismo, jornalismo científico e jornalismo ambiental como forma de democratizar o conhecimento sobre meio ambiente e promover o envolvimento cidadão nas questões ecológicas locais. A TV Verde Araguaia, ou simplesmente TVVA, foi criada em 2014, pela acadêmica Suelen de Alencar e Silva, em seu programa de estágio curricular obrigatório, já com a proposta de ser uma Web TV, dentro da Agência Focagen (Agência Júnior de Jornalismo da Unemat).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eveline dos Santos Teixeira Baptistella, Universidade do Estado de Mato Grosso
    Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT e Professora do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat e coordenadora do Projeto de Pesquisa Estudos Animais e Mídia.
  • Ana Carolina de Araújo Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
    é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (2003), mestre em Comunicação pela Universidade de Marília (2011) e doutora em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (2016). Atualmente, é docente e coordenadora do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Integra o Grupo de Pesquisa COMXXI (Comunicação para o Século XXI).

Referências

BAPTISTELLA, E. SIMPÓSIO NACIONAL DE JORNALISMO CIENTÍFICO, 2., 2012, Campos. Cultura da Mídia x Cultura Científica: a experiência de uma revista digital de jornalismo científico. Campos: Uenf, 2012. 14 p. Disponível em: <http://uenf.br/eventos/simposiojc2012/files/2012/11/EVELINE-Simpósio1-Revista-Fapemat.pdf>. Acesso em: 23 fev. 2016.

BARBEIRO, Heródoto; LIMA, P. Manual de telejornalismo: os segredos da notícia na TV. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2002.

BUENO, Wilson da Costa. Jornalismo ambiental: explorando além do conceito. Desenvolvimento e meio ambiente, Curitiba, n.15, p. 33, 2007.

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL (São Paulo). Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: Isa, 2008.

MITSCH, William J.; GOSSELINK, James G. Wetlands. 5. ed. New Jersey: John Wiley & Sons, 2015.

OLIVEIRA, A. AVALIAÇÃO DAS TEMPERATURAS SUPERFICIAIS DO SOLO EM RELAÇÃO À CONFORMAÇÃO URBANA EXISTENTE NA PRAÇA DO AEROPORTO MARECHAL RONDON EM VÁRZEA GRANDE/MT. 2008. 81 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Física e Meio Ambiente, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2008.

PAIS, J. M. Sociologia da vida cotidiana. Teorias, métodos e estudos de caso. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2002.

PATERNOSTRO, V. O texto na TV: manual de telejornalismo. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2006.

SODRÉ, Muniz. O monopólio da fala: função e linguagem da TV no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

VICTOR, C. Sustentabilidade: pauta jornalística ou marketing verde? In: Victor, Cilene; Caldas, Graça; Bortoliero, Simone (org.). Jornalismo científico e desenvolvimento sustentável. São Paulo: All Print editora, 2009. pp. 15-30

Downloads

Publicado

2019-09-10

Como Citar

TV Verde Araguaia: Jornalismo científico e ambiental em uma experiência audiovisual. (2019). Revista Comunicação, Cultura E Sociedade, 6(1), 76-85. https://doi.org/10.30681/rccs.v9i1.3835

Artigos Semelhantes

1-10 de 117

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.