SINAIS TOPONÍMICOS EM LIBRAS DOS BAIRROS DE JOINVILLE/SC: ASPECTOS MORFOLÓGICOS E SEMÂNTICOS

Autores

Palavras-chave:

Topônimos, Libras, Sinais de Bairros

Resumo

Este artigo objetiva descrever aspectos morfológicos e semânticos dos sinais em Libras dos bairros de Joinville/SC utilizados pela comunidade surda local. Para tanto, parte-se da análise preliminar da formação morfológica de sinais conforme estudos toponímicos das línguas de sinais, bem como de entrevistas com membros da comunidade surda, a fim de resgatar a motivação para a nomeação dos bairros. Pode-se observar que a maioria dos sinais é formada por elementos da língua nativa ou de forma híbrida, ou seja, a partir de empréstimos da língua majoritária. Quanto à motivação, a percepção visual dos surdos evidencia-se na criação de sinais toponímicos.

Biografia do Autor

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, UFSC

Doutora e mestra em Linguística, licenciada em Letras-Alemão e bacharela em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - Campus Joinville).

Gabriele Cristine Rech, UEMS

2 Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professora de Libras na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Downloads

Publicado

01/11/2022

Como Citar

Sucupira Ferreira Sell, F., & Rech, G. C. (2022). SINAIS TOPONÍMICOS EM LIBRAS DOS BAIRROS DE JOINVILLE/SC: ASPECTOS MORFOLÓGICOS E SEMÂNTICOS. Revista De Letras Norte@mentos, 15(40). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10480