ABREVIATURAS NA AXIOTOPONÍMIA DE BETIM (MG) REGISTRADA EM LOGRADOUROS PÚBLICOS

Autores

Palavras-chave:

Abreviatura, axiotopônimos, Betim

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar as ocorrências de abreviaturas dos títulos ou dignidades na axiotoponímia de Betim (MG) registrada em logradouros públicos. Para isso, procuramos definir os axiotopônimos com base em Dick (1990b) e Faria (2017) e propomos uma revisão dos trabalhos do projeto ATEMIG (Atlas Toponímico do Estado de Minas Gerais) sobre essa taxe. Ademais, discorremos sobre o fenômeno das abreviaturas na língua escrita com base em Seixas (2020), Costa (2006), Flexor (2008) e Oliveira (2019). Dentre outros resultados, constatamos que supressões gráficas nas placas de logradouros estejam relacionadas com os limites espaciais desse suporte textual e com o alcance de visão dos pedestres.

Biografia do Autor

Jeander Cristian da Silva, UFMG

Doutorando e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em Letras (Português/Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

10/11/2022

Como Citar

da Silva, J. C. (2022). ABREVIATURAS NA AXIOTOPONÍMIA DE BETIM (MG) REGISTRADA EM LOGRADOUROS PÚBLICOS. Revista De Letras Norte@mentos, 15(40). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/10499