VISÕES DE AGÊNCIA DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NO CONTEXTO DO PIBID
RUPTURAS E CONTINUIDADES
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v18i51.13763Palavras-chave:
formação de professores de línguas, agência, decolonialidadeResumo
Este artigo investiga as visões de agência de professores de língua inglesa participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto de Língua Inglesa de uma universidade do sudeste do Brasil. Partindo da ideia de que a formação de cidadãos para sociedades contemporâneas exige uma reflexão crítica sobre o papel da educação na reprodução e na transformação social (Bourdieu; Passeron, 1992), o estudo explora a agência docente como um conceito capaz de revelar as dinâmicas de rupturas e continuidades no ensino, contribuindo para questionar e mitigar desigualdades e injustiças. A agência docente, nesse contexto, destaca-se por sua relevância, pois realça uma busca coletiva por novas práticas que problematizem e transformem realidades. Por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, investigou-se como os professores em formação e em serviço conceitualizam sua agência (Monte Mór, 2013; Priestley et al, 2015; XXX, 2020), buscando entender como tais ações promovem continuidades e/ou rupturas com o ensino tradicional e apassivador da língua inglesa, apoiando-se em uma perspectiva decolonial (Quijano, 2007; Sousa Santos, 2007; Mignolo, 2009). Os resultados apontam para a relação dialógica entre as circunstâncias da escola básica no contexto atual e as emoções dos participantes, ressaltando o PIBID como um espaço potencial para o desenvolvimento da agência de professores em formação e em serviço.
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