ACESSIBILIDADE TEXTUAL E TERMINOLÓGICA EM SITES DE INSTITUÇÕES ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO MARANHÃO: SOBRE O ACESSO À INFORMAÇÃO ESPECIALIZADA COMO UM DIREITO

Autores

  • Luis Henrique Serra Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v18i55.14428

Palavras-chave:

Acessibilidade Textual e Terminológica, Sites Institucionais, Divulgação da Ciência

Resumo

O presenta texto tem como temática central a acessibilidade textual e terminológica em sites de instituições de pesquisa e de financiamento de pesquisa do estado do Maranhão. Desse modo, toma-se como fundamentação teórica os estudos produzidos no campo da Linguística Aplicada, em especial, da Terminologia e da Acessibilidade Textual e Terminológica (Krieger; Finatto, 2020; Finatto, 2020, 2022). O corpus da pesquisa é um conjunto de notícias sobre pesquisas realizadas nas instituições no campo da Biologia, principalmente, no campo da Virologia e da Botânica. Os textos foram processados em programa computacional que auxiliaram a identificar termos da área nas notícias. Os resultados demonstram que as notícias são permeadas por termos da Biologia e a presença desses termos nas notícias pode ser uma indicação de complexidade textual e terminológica, o que impediriam a compreensão de indivíduos menos letrados com os termos técnicos dessas áreas. A discussão gira em torno de uma comunicação entre a universidade e a sociedade de maneira efetiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luis Henrique Serra, Universidade Federal do Maranhão

    Professor Adjunto IV do curso de Letras do Centro de Ciência de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (CCBa), professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras - campus Bacabal (PPGLB/UFMA). E-mail: luis.henrique@ufma.br ORCID https://orcid.org/0000-0001-8796-044X

Referências

BUENO, W. C. A divulgação científica no universo digital: o protagonismo dos portais, blogs e mídias sociais. In: PORTO, C., OLIVEIRA, K. E., and ROSA F., eds. Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares [online]. Ilhéus: Editus, 2018, pp. 55-67.

BUENO, Wilson Costa. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, [S. l.], v. 15, n. 1esp, p. 1–12, 2010.

FINATTO, Maria José Bocorny. Da linguagem simples à acessibilidade textual e terminológia: um percurso na e com a linguística. In. ADELAIDE, H.P. XOÁN, Carlos Lagares, MAIA, Marcus. A linguagem simples para quem? A comunicação cidadã em debate. Campinas: ABRALIN, 2024, p. 86-110.

FINATTO, Maria José Bocorny. Acessibilidade textual e terminológica: promovendo a tradução intralinguística. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), [S. l.], v. 49, n. 1, p. 72–96, 2020.

FINATTO, Maria José Bocorny; PARAGUASSU, Liana Braga. (orgs). Acessibilidade textual e terminológica. Uberlândia: EDUFU, 2022.

FINATTO, Maria José Bocorny. Afinal, o que é Acessibilidade Textual e Terminológica: o que é isso? In. FINATTO, Maria José Bocorny; PARAGUASSU, Liana Braga. (orgs). Acessibilidade textual e terminológica. Uberlândia: EDUFU, 2022b, p. 16-40.

KRIEGER, Maria da Graça; Finatto, Maria José Bocorny. Introdução à Terminologia: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2020.

ROEDEL, Patrícia. Manual de linguagem simples: como planejar, desenvolver e testar textos que funcionam. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2024

SERRA, Luís Henrique. Termos em textos de divulgação da ciência: uma análise dos sites de notícias de instituições de ensino superior e pesquisa do Maranhão. MATOS, Heloísa Reis; LIMA, Paulo da Silva; NERIS, Wheriston (orgs). Linguagem, Cultura e Discurso. São Paulo: Pé de Palavras, 2024, p.30-42

Downloads

Publicado

13/01/2026

Edição

Seção

Dossiê "Entre línguas e mundos: políticas linguísticas, diversidade e saberes orais no Brasil e além"

Como Citar

Serra, L. H. (2026). ACESSIBILIDADE TEXTUAL E TERMINOLÓGICA EM SITES DE INSTITUÇÕES ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO MARANHÃO: SOBRE O ACESSO À INFORMAÇÃO ESPECIALIZADA COMO UM DIREITO. Revista De Letras Norte@mentos, 18(55), 169-186. https://doi.org/10.30681/rln.v18i55.14428