OS DISCURSOS IMPLÍCITOS NAS CAPAS DE REVISTA: PROPAGANDA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Kelly PELLIZARI
  • Lindalva Ferreira de AGUIAR

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v4i8.6774

Resumo

O presente artigo tem por objetivo fazer uma breve análise sobre a principal função das capas de revista de informação semanais, e se as imagens presentes nestas capas são condizentes com as informações nelas apresentadas, levando em consideração o interdiscurso cada vez mais acentuado das propagandas que veiculam na mídia, tanto televisiva, quanto impressa. Com o auxílio das bases teóricas propostas pela Análise do Discurso e dos gêneros discursivos, sob o arcabouço teórico de Bakhtin, Guimarães, Brandão, Baronas, Courtine e outros, busca-se demonstrar os vários efeitos de sentido que permeiam as capas de revistas Época e Veja, primeira e segunda edições após o terremoto do dia 11 de março de 2011, que devastou o norte do Japão, editoras Globo e Abril, respectivamente. Com o objetivo de encontrar as possíveis leituras que integram o discurso utilizado pela capas como forma de propaganda da informação, entender o funcionamento do discurso de imagens e o que faz com que este discurso nos proporcione este ou aquele efeito de sentido.

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Publicado

13/09/2012

Como Citar

PELLIZARI, K., & AGUIAR, L. F. de. (2012). OS DISCURSOS IMPLÍCITOS NAS CAPAS DE REVISTA: PROPAGANDA DA INFORMAÇÃO. Revista De Letras Norte@mentos, 4(8). https://doi.org/10.30681/rln.v4i8.6774