ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NA PRODUÇÃO TEXTUAL ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v7i14.6960Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma análise acerca do desenvolvimento da competência comunicativa em relação à produção textual escrita dos alunos do 9° ano, em uma escola do Ensino Fundamental, no ano de 2014, levando em conta dois padrões da textualidade de ordem textual: a coerência e a coesão. O estudo classifica-se como uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa, no qual foram empregados, para a coleta de dados, a observação das aulas de Língua Portuguesa, fotografias, conversas informais e aplicação de questionários. Para a fundamentação teórica desse trabalho, utilizamos Antunes (2003), Faraco (2008), Geraldi (2002), Kock (2004), Oliveira (2010), Perini (2005), Santos (2009) e Travaglia (2009). Por meio das análises, percebemos que, na escola, os alunos não foram levados a produzir nenhum texto, pois o ensino de Língua Portuguesa priorizava a abordagem de regras gramaticais e, além disso, o livro didático constituía a única fonte de informação a que os alunos tinham acesso.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista de Letras Norte@mentos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais