PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA

Autores

  • Bruna Toso Tavares
  • Bárbara Amaral da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7366

Resumo

Buscamos, por meio da Análise Argumentativa do Discurso, analisar 6 femvertisings de produtos de beleza. Refletimos sobre a construção discursiva do empoderamento feminino e sobre as imagens construídas para representar mulheres empoderadas, questionando a relação entre empoderamento e noção de beleza. Verificamos três tipos de construções: o produto como responsável pelo empoderamento; o produto como aliado no empoderamento e a publicidade levando à reflexão sobre a necessidade de empoderamento pela mulher. Esta foi representada como segura, autoconfiante, livre – inclusive dos padrões –, corajosa e insubmissa. Apesar da presença de doxas machistas, ressaltamos a importância da representatividade transgressora nos femverstisings analisados.

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Biografia do Autor

Bruna Toso Tavares

Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra e Doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso.

Bárbara Amaral da Silva

Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Universidade Federal de Minas Gerais, Mestra e Doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso.

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Publicado

30/07/2018

Como Citar

Tavares, B. T., & Silva, B. A. da. (2018). PUBLICIDADE E EMPODERAMENTO FEMININO: A CONSTRUÇÃO RETÓRICO-ARGUMENTATIVA DE CAMPANHAS DE PRODUTOS DE BELEZA. Revista De Letras Norte@mentos, 11(26). https://doi.org/10.30681/rln.v11i26.7366