PROJETO INICIANDO LEITORES: O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.30681/rln.v16i42.10875Palavras-chave:
leitura, literatura, ensino, PIBIDResumo
O presente trabalho é proveniente das experiências proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e objetiva analisar, tomando como fundamento os PCNs (1998) e a BNCC (2018), o projeto “Iniciando Leitores”, realizado em uma das escolas associadas ao programa. Para tanto, utilizou-se observações do contexto escolar em questão, relatórios e registros escritos das atividades acompanhadas, bem como levantamento bibliográfico relativo à área de literatura e ensino. Como aporte teórico foram abordados os estudos de Zilberman (2008), Cosson (2011) e Antunes (2003). Assim, conclui-se que o projeto é produtivo e contribui para a formação de leitores.
Downloads
Referências
ANTUNES, Maria Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2011.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Versão final. Brasília: MEC/SEB, 2018.
ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Via atlântica, n. 14, p. 11-22, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Letras Norte@mentos e seguem o padrão Creative Commons (CC Atribution 4.0), que permite o remixe, a adaptação e criação de obras derivadas do original, mesmo para fins comerciais