OS PROFESSORES E A ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE AO SUCESSO E AO FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Marcelo Luís Grassi Beck
  • José Augusto da Silva Pontes Neto
  • Josiane Magalhães
  • Renata Lourenço

Palavras-chave:

Profissão docente, teoria da atribuição, sucesso e fracasso escolar, motivação escolar.

Resumo

A teoria da atribuição representa um interessante corpo teórico para analisar-se as explicações causais que as pessoas elaboram a respeito dos eventos, e de como essas atribuições causais influenciam as expectativas futuras, o autoconceito e a auto – estima. Aplicada à esfera da educação e à atividade profissional docente, apresenta-se como uma importante ferramenta para o estudo e inferências na motivação escolar

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

BECK, Marcelo Luís Grassi; NETO, José Augusto da Silva Pontes; MAGALHÃES, Josiane; LOURENÇO, Renata. OS PROFESSORES E A ATRIBUIÇÃO DE CAUSALIDADE AO SUCESSO E AO FRACASSO ESCOLAR. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 165–187, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3467. Acesso em: 27 fev. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO