v. 41 n. 1 (2025): Revista da Faculdade de Educação - jan-Dez - Publicação contínua

					Visualizar v. 41 n. 1 (2025): Revista da Faculdade de Educação - jan-Dez - Publicação contínua
Publicado: 2025-02-27

ARTIGO

  • A relevância dos programas de incentivo à participação feminina nas ciências exatas e tecnológicas (STEAM): estudo de caso do acampamento de codificação para jovens mulheres Africanas - CODING CAMP (MOÇAMBIQUE - 2023)

    Rodrigues Domingos Manlia, Msc. Anfíbio Z. Huo
    e4125001
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13319
  • Ações afirmativas no ensino superior para além do acesso: um retrato da primeira década (2012-2022)

    Karina Almeida de Sousa, Paulo Alberto dos Santos Vieira
    e4125002
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13551
  • O trabalho meditativo do professor e o ensino criativo antroposófico

    Maíra de Oliveira Martins
    e4125003
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13526
  • Pensar a infância a partir de narrativas literárias: o que nos dizem?

    Williams Nunes da Cunha Junior
    e4125004
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13355
  • Perspectiva de uma mãe: o papel central da família na trajetória de aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista

    Maria de Fátima Matias Miranda Genz, Marcelo Franco Leão, Sumaya Ferreira Guedes
    e4125005
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13623
  • (Re)Colocando o texto literário como centro da aula de literatura

    Lucas Neiva da Silva
    e4125006
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13715
  • A função essencial da escola e a formação de professores na dita ‘sociedade do conhecimento’: com que lidamos?

    Bruno Delmondes Xavier
    e4125007
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13703
  • Preceptoria em enfermagem em uma universidade pública: contribuição para a integração ensino-serviço

    NATÁLIA GENTIL LIMA, LORIÉGE PESSOA BITENCOURT, FABIANA APARECIDA DA SILVA
    e2541008
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13702
  • Variações linguísticas presentes em cartas pessoais:  ênfase na colocação pronominal

    Bruna Emanuelly Signori, Leandra Ines Seganfredo Santos
    e4125009
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13814
  • Descolonização e saúde mental na universidade: uma análise a partir de Freire, Fanon, Hall e Hooks

    Luana Kateryne Carvalho Ferreira Ferreira, Poliany Cristiny de Oliveira Rodrigues
    e4125011
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13721
  • A educação de jovens e adultos indígena: experiência, cosmovivências e aprendizagens na Aldeia Vila Nova Barbecho, MT

    Maria Catarina Cebalho, Vilmar Alves Pereira, Saturnina Urupê Chue , Ícaro Alexander Antunes de Mendonça
    e4125010
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13919
  • Gestão democrática e sala de aula: entre dilemas e proposições

    Felipe Trindade
    e4125012
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13998
  • Políticas Curriculares e a Invisibilidade da Questão de Gênero na Formação Inicial em Educação Física

    Adão Rodrigues de Sousa
    e4125013
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13877
  • Centro Municipal de Formação para os Profissionais da Educação – CEMFOR: entre saberes e fazeres na construção de mestres e na promoção da qualidade do ensino em Sorriso – MT

    Aparecida Villwock, Jana Rubia Colhado
    e4125014
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13984
  • Internacionalização do currículo e a docência na educação superior: desafios e possibilidades para a formação universitária

    Profa. Ma. Magali Cristiane Ferreira Novais, Prof. Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
    e4125015
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14156
  • As formas de ser da educação do campo no município de Francisco Beltrão: um resgate da construção histórica entre os anos de 1998-2024

    Daniele Cardoso de Oliveira , Dr. Carlos Antônio Bonamigo
    e4125016
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14223
  • Cultivando saberes: ensino por investigação com estudantes da educação especial Cultivating knowledge: inquiry-based teaching with special education students

    Vinicius Azambuja Ribeiro
    e4125017
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13694
  • Mulheres em situação de violência sexual no ambiente universitário: uma descoberta a partir da escuta sensível

    Cristina da Cunha Fonseca, Adriano Batista Castorino
    e4125018
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14231
  • Pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental: proposições da BNCC – Base Nacional Comum Curricular

    Anderson Oramisio Santos, Guilherme Saramago de Oliveira
    e4125019
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14054
  • Livro didático: desafios e descompassos no currículo da educação infantil

    Maria Raquel Caetano, Nathaniele Carolina Alves Fernandes
    e4125020
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14288
  • Organização pedagógica em espaços escolares e não escolares no território de fronteira Brasil-Bolívia

    Renilda Batista Prina Lamon, Djeice Quele Linhares Gonçalves, Laudemir Luiz Zart
    e4125021
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14254

RESENHA

  • Noções dos obstáculos epistemológicos no novo espírito científico de Gaston Bachelard

    Marcelo Araujo Gaudêncio, Graziele Borges de Oliveira Pena
    e412501
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13137
  • Tecnodiversidade: um convite ao repensar tecnológico e educacional e as emoções humanas

    Cristiano da Cruz Fraga, Cecilia Decarli, Cíntia Inês Boll
    e412502
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13695