v. 40 (2024): Revista da Faculdade de Educação - jan-Dez - Publicação contínua

					Visualizar v. 40 (2024): Revista da Faculdade de Educação - jan-Dez - Publicação contínua

Apresentamos o volume 40 da Revista da Faculdade de Educação, correspondente ao ano de 2024, a publicação dos artigos segue em Fluxo contínuo, com os artigos sendo disponibilizados assim que aprovados e editados, possibilitando maior agilidade na socialização dos mesmos. Convidamos todos a leitura e divulgação dos textos publicados.

Publicado: 2024-05-29

ARTIGO

  • Os desafios da pandemia da covid-19 no setor da educação de base e a desigualdade no Brasil

    Deogratias Cirhakarula Muderwa, Luciana Ferreira Rodrigues, Carmen Pineda Nebot, Luciléa dos Santos Albuquerque Balltazar
    e402401
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12437
  • Processos mediacionais na avaliação de crianças com problemas de desenvolvimento e aprendizagem

    Sônia Regina Fiorim Enumo, Ana Cristina Barros da Cunha, Kely Maria de Sousa Pereira, Tatiane Lebre Dias
    e402402
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12438
  • Interconexão entre educação ambiental e desenvolvimento sustentável: construindo um futuro sustentável

    Vinicius Azambuja Ribeiro, Leticia Azambuja Lopes
    e402403
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12475
  • Produção de materiais pedagógicos (didáticos) em escolas indígenas: uma parceria entre universidades e aldeias

    Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira, Alceu Zoia, Elizabeth Rezende Almeida
    e402404
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12577
  • A atuação do professor universitário em Moçambique diante das mudanças sociais

    João Francisco de Carvalho Choe, Carla Maria dos Anjos Casimiro Chemane
    e402405
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12494
  • Mulheres camponesas na organização do trabalho associado: experiências e aprendizagens na ARPEP

    Maria Neuza Machado Cabral, Laudemir Luiz Zart
    e402406
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12576
  • Discursos multiculturais na educação: uma análise das leis do sistema nacional de educação em Moçambique

    Anfibio Zacarias Huo, João Clemente De Souza Neto
    e402407
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12645
  • Influência do consumo de bebidas alcóolicas no comportamento de estudantes adolescentes em Moçambique

    Lucas Fernando Mulhovo, Wilson Luís Mbalango
    e402408
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12611
  • Política pública de acesso e permanência na UFG: o UFG-Inclui

    Claudionor Renato da Silva, Viviani Cristina Silva
    e402409
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12732
  • Alfabetização científica e o uso de estratégias no ensino de ciências naturais para estudantes com deficiência intelectual

    Josiane Santos, Luciene da Silva
    e402410
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12670
  • O professor do ensino superior: concepções a volta dos critérios de formação e de recrutamento de professores para o ensino superior em Moçambique

    Osvaldo Francisco de Carvalho Choe, Bobone Dualia Chamo, João Francisco de Carvalho Choé
    e402412
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12612
  • Gestão eficaz na sala de aula: percepções estudantis

    María Concepción Garabandal Morelos González, Cristian Michael Carrasco Vilchis
    e402411
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12798
  • Currículo Flexível e o Desenho Universal na Aprendizagem - DUA: desdobramentos para a aprendizagem cooperativa

    Ana Paula Silva Cantarelli Branco, Ana Carolina Marques, Laura Regina Paniagua Justino, Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
    e402413
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12680
  • Objetos digitais de aprendizagem voltados para o ensino de ciências

    Ms. Jefferson Batistella, Dr. Marcelo Franco Leão
    e402414
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12842
  • Aprender na convivência: uma pedagogia Mẽbêngôkre

    Dra. Dilma C. Ferreira, Dr. Idemar Vizolli
    e402415
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12874
  • Catadoras e catadores de materiais recicláveis: o processo de inclusão na cidade de Medellín-Colômbia

    Frankielle Alline Pereira Correa, Laudemir Luiz Zart, Sandro Benedito Sguarezi, Sonia Aparecida Beato Ximenes de Melo
    e402416
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12912
  • O ambiente natural como estímulo ao conhecimento científico na educação infantil: uma reflexão epistemológica

    Profa. Josenéia Rodrigues Teles, Profa. Dra. Marta Maria Pontin Darsie, Prof. Dr Marcelo Franco Leão
    e402417
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12946
  • Agroecologia pedagógica e saberes indígenas

    Rosane Duarte Rosa Seluchinesk, Adriano Castorino, Rosalvo Duarte Rosa
    e402418
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.12932
  • Gerencialismo Educacional e o Programa Novos Caminhos em um Instituto Federal

    Maria Raquel Caetano, William Junior Sperb
    e402419
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13013
  • Os precedentes históricos da educação do campo no Brasil: uma apresentação da relação histórica entre a terra, o capital e a educação do campo

    Dhiandra Leicy Raiher, Dr. Carlos Antônio Bonamigo
    e402420
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13119
  • Esporte no contexto escolar: organização do espaço e tempo extracurricular

    Edesio Rodrigues da Silva Junior, Carine Collet, Evando Carlos Moreira, Riller Silva Reverdito
    e402421
    DOI: https://doi.org/10.30681/faed.v40i.13110