Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Atual
Acervo
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UNEMAT
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 41 n. 1 (2025): Revista da Faculdade de Educação - jan-Dez - Publicação contínua
v. 41 n. 1 (2025): Revista da Faculdade de Educação - jan-Dez - Publicação contínua
Publicado:
2025-02-27
ARTIGO
A relevância dos programas de incentivo à participação feminina nas ciências exatas e tecnológicas (STEAM): estudo de caso do acampamento de codificação para jovens mulheres Africanas - CODING CAMP (MOÇAMBIQUE - 2023)
Rodrigues Domingos Manlia, Msc. Anfíbio Z. Huo
e4125001
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13319
Ações afirmativas no ensino superior para além do acesso: um retrato da primeira década (2012-2022)
Karina Almeida de Sousa, Paulo Alberto dos Santos Vieira
e4125002
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13551
O trabalho meditativo do professor e o ensino criativo antroposófico
Maíra de Oliveira Martins
e4125003
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13526
Pensar a infância a partir de narrativas literárias: o que nos dizem?
Williams Nunes da Cunha Junior
e4125004
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13355
Perspectiva de uma mãe: o papel central da família na trajetória de aprendizagem de crianças com transtorno do espectro autista
Maria de Fátima Matias Miranda Genz, Marcelo Franco Leão, Sumaya Ferreira Guedes
e4125005
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13623
(Re)Colocando o texto literário como centro da aula de literatura
Lucas Neiva da Silva
e4125006
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13715
A função essencial da escola e a formação de professores na dita ‘sociedade do conhecimento’: com que lidamos?
Bruno Delmondes Xavier
e4125007
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13703
Preceptoria em enfermagem em uma universidade pública: contribuição para a integração ensino-serviço
NATÁLIA GENTIL LIMA, LORIÉGE PESSOA BITENCOURT, FABIANA APARECIDA DA SILVA
e2541008
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13702
Variações linguísticas presentes em cartas pessoais: ênfase na colocação pronominal
Bruna Emanuelly Signori, Leandra Ines Seganfredo Santos
e4125009
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13814
Descolonização e saúde mental na universidade: uma análise a partir de Freire, Fanon, Hall e Hooks
Luana Kateryne Carvalho Ferreira Ferreira, Poliany Cristiny de Oliveira Rodrigues
e4125011
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13721
A educação de jovens e adultos indígena: experiência, cosmovivências e aprendizagens na Aldeia Vila Nova Barbecho, MT
Maria Catarina Cebalho, Vilmar Alves Pereira, Saturnina Urupê Chue , Ícaro Alexander Antunes de Mendonça
e4125010
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13919
Gestão democrática e sala de aula: entre dilemas e proposições
Felipe Trindade
e4125012
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13998
Políticas Curriculares e a Invisibilidade da Questão de Gênero na Formação Inicial em Educação Física
Adão Rodrigues de Sousa
e4125013
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13877
Centro Municipal de Formação para os Profissionais da Educação – CEMFOR: entre saberes e fazeres na construção de mestres e na promoção da qualidade do ensino em Sorriso – MT
Aparecida Villwock, Jana Rubia Colhado
e4125014
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13984
Internacionalização do currículo e a docência na educação superior: desafios e possibilidades para a formação universitária
Profa. Ma. Magali Cristiane Ferreira Novais, Prof. Dr. Guilherme Mendes Tomaz dos Santos
e4125015
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14156
As formas de ser da educação do campo no município de Francisco Beltrão: um resgate da construção histórica entre os anos de 1998-2024
Daniele Cardoso de Oliveira , Dr. Carlos Antônio Bonamigo
e4125016
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14223
Cultivando saberes: ensino por investigação com estudantes da educação especial
Cultivating knowledge: inquiry-based teaching with special education students
Vinicius Azambuja Ribeiro
e4125017
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13694
Mulheres em situação de violência sexual no ambiente universitário: uma descoberta a partir da escuta sensível
Cristina da Cunha Fonseca, Adriano Batista Castorino
e4125018
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14231
Pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental: proposições da BNCC – Base Nacional Comum Curricular
Anderson Oramisio Santos, Guilherme Saramago de Oliveira
e4125019
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14054
Livro didático: desafios e descompassos no currículo da educação infantil
Maria Raquel Caetano, Nathaniele Carolina Alves Fernandes
e4125020
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14288
Organização pedagógica em espaços escolares e não escolares no território de fronteira Brasil-Bolívia
Renilda Batista Prina Lamon, Djeice Quele Linhares Gonçalves, Laudemir Luiz Zart
e4125021
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.14254
RESENHA
Noções dos obstáculos epistemológicos no novo espírito científico de Gaston Bachelard
Marcelo Araujo Gaudêncio, Graziele Borges de Oliveira Pena
e412501
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13137
Tecnodiversidade: um convite ao repensar tecnológico e educacional e as emoções humanas
Cristiano da Cruz Fraga, Cecilia Decarli, Cíntia Inês Boll
e412502
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13695
Idioma
English
Español
Português
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Artigos mais recentes
Artigos mais lidos
Queda livre, black mirror: o impacto social ocasionado pelas mídias digitais, uma análise do comportamento humano
2056
CONTRIBUIÇÕES PIAGETIANAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA DO/A PROFESSOR/A
1698
A IMPORTÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
1627
“QUESTÕES DE MÉTODO NA CONSTRUÇÃO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO”: CONTRIBUIÇÕES DA OBRA PARA O DEBATE SOBRE MÉTODOS DE PESQUISA
1605
O DESENHO COMO ATIVIDADE DA IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA
1510