O DESENHO COMO ATIVIDADE DA IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.2952

Resumo

Este estudo propôs- se a analisar a função do desenho como atividade criadora da criança, seguindo os princípios da teoria histórico-cultural abordados na obra de Vigotski (2009) “Imaginação e criação na Infância”. Conhecer os estágios e os significados dos desenhos infantis são fundamentais para compreender a representação mental dos registros que a criança tem em sua memória. Nessas premissas, foi realizada a coleta de dados, em uma escola pública, com crianças de cinco e oito anos de idade, em que após a contação de uma história da literatura infantil elas realizaram a produção de um desenho referente à história. Com base nos resultados, identificou-se os estágios dos desenhos produzidos pelas crianças e constatou-se que elas necessitam de estímulos para ampliar suas experiências e sua imaginação. Pode-se afirmar que o trabalho com atividades que envolvem o desenho, em virtude da promoção do desenvolvimento intelectual da criança, promove ações que mantêm seu interesse pela atividade criadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fátima Aparecida de Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí/PR
    Doutora em Educação Escolar. Professora do Colegiado de Pedagogia e do Programa Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí/PR – Brasil.
  • Débora Buss Steinheuser, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí/PR

    Mestranda do Programa Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí/PR – Brasil. 

Referências

DUARTE, Newton. A Escola de Vigotski e a Educação Escolar: Algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia Histórico Cultural. Psicologia USP. p.30-35 v.7, n.1-2, 1996. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/34531/37269>. Acesso em: 05 mar 2018.

LURIA, Alexander Romanovich. O desenvolvimento da escrita na criança. In: VIGOTSKI, Lev Semenovich. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. ed. 11. São Paulo: Ícone, 2010, p. 143-189.

MOZZER, Geisa Nunes de Souza; BORGES, Fabrícia Teixeira. A criatividade infantil na perspectiva de Lev Vigotski. Inter. Ação. v.33, n 2, 2008. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/5269/4314>. Acesso em: 21 dez 2017.

NATIVIDADE, Michelle Regina da. et al. Desenho na pesquisa com crianças: análise na perspectiva histórico-cultural. Contextos Clínicos. v.1, n.1 p.12, jun. 2008. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198334822008000100002>. Acesso em: 07 mar 2018.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Pensar a educação: contribuição de Vygotsky. In. CASTORINA, José Antonio. et. al. Piaget. Vygotsky: Novas contribuições para o debate. p.51-84. São Paulo: Editora Ática, 1996.

PETROVSKY, Arthur Vladimirovich. A imaginação. In: LONGAREZI, Andréa Maturano;

PUENTES, Roberto Valdés. org. Ensino desenvolvimental: livro 1. v.4 Uberlândia: Editora da Universidade Estadual de Uberlândia, 2017.

SANTOS, Naira Gomes de. Chapeuzinho Vermelho e a preservação do bosque. Editora Scipione, 2011.

SILVA, Silvia Maria Cintra da. A constituição social do desenho da criança. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

SILVA, Silvia Maria Cintra da. Condições sociais da constituição do desenho infantil. Psicologia USP. v.9, n.2. São Paulo, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65641998000200008> . Acesso em 10 mar 2018.

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. A construção do pensamento e linguagem. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001

VYGOTSKI, Lev Semyonovich. Imaginação e criação na infância. Apresentação e comentários: Ana Luiza Smolka; tradução Zoia Preste. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

O DESENHO COMO ATIVIDADE DA IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 29–52, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.2952. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4783.. Acesso em: 19 nov. 2024.