Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista da Faculdade de Educação?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

As produções científicas devem ser enviadas exclusivamente por meio do sistema OJS.

 1-Não são aceitos trabalhos que apresentem estudos produzidos por pesquisadores iniciantes no saber e no fazer acadêmico-científico. Não são aceitos trabalhos de graduados ou especialistas na primeira autoria.

2- Os/as autores(as) que já publicaram em edições anteriores só podem publicar novamente após o intervalo de tempo de 4 edições seguidas.

3- O artigo deve ser original e inédito e conter no máximo três autores, assim como também a resenha.

4- Anexar, em Documentos Suplementares, folha de rosto com o título do artigo e os seguintes dados sobre o(s) autor(es): nome(s) completo(s) na ordem direta do nome, e na segunda linha abaixo do título, com alinhamento à direita, indicando, sua maior titulação, cargo que ocupa, instituição a que pertence, cidade, estado, país e endereço eletrônico e o número do registro ORCID de todos os autores.

5- Os artigos enviados devem ter no mínimo doze e no máximo vinte laudas.


6- As resenhas devem ter até seis laudas. E a digitação e formatação da resenha devem obedecer à mesma orientação dada aos artigos.

7- Passar o texto submetido a avaliação por um software anti-plágio que se encontra a disposição na página da Revista - ANTIPLÁGIO COPYSPIDERANTIPLÁGIO DOCXWEB.

8- A Equipe Editorial se reserva o direito de indicar e/ou promover eventuais alterações nos originais, da seguinte ordem: normativa, ortográfica e gramatical, com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, sem que seja necessária a aprovação do(s) autor(es).


Formatação

Configuração da página: tamanho do papel (A4-21 cm X 29,7 cm); margens esquerda e superior 3 cm, margens direita e inferior 2 cm; todas as páginas deverão ser numeradas com algarismos arábicos no centro, lado inferior.

Tipo de Letra: O texto deverá ser digitado em fonte Times New Roman, corpo 12. As citações longas, notas de rodapé, resumo, palavras-chave, abstract , keywords, resumen e palabras clave corpo 10.

<badentramento:< b="">os parágrafos deverão ter adentramento de 1,5 cm e citações com mais de três linhas com recuo de 4 cm da margem esquerda.

Espaçamento entre linhas: 1,5 no corpo do texto, e espaço simples nas citações longas, nas notas, no resumo, palavras-chave, abstract, keywords, resumen e palabras clave. Os títulos das seções (se houver) e as citações longas devem ser separados do texto que os precedem e/ou sucedem por espaço duplo.

Quadros, tabelas, gráficos, figuras, mapas devem atender as normas da ABNT e serem apresentados em folhas separadas do texto (os quais devem indicar os locais em que serão inseridos). Sempre que possível, deverão estar confeccionados para sua reprodução direta. Devem ser numerados, titulados e apresentarem indicação das fontes que lhes correspondem. Palavras estrangeiras: No corpo do texto devem ser grafadas em itálico.


Disposição do texto

Título: centralizado, em maiúsculo e negrito, com nota de rodapé indicando sua origem (se houver). A um espaço abaixo o título deve ser reproduzido também em língua estrangeira (inglês): title e em espanhol.

Subtítulos: Somente com a letra inicial da frase maiúscula (exceto em nomes próprios), negrito, com alinhamento à esquerda e sem numeração.

Resumo/Abstract/Resumen: As expressões resumo/abstract/resumen devem ser em maiúscula, sem adentramento em letra maiúscula, seguida de dois pontos. Deverá ter entre 100 e 150 palavras, em espaço simples e fonte 10.

Palavras-chave/keywords/palavras clave: As expressões devem se em maiúscula, seguida de dois pontos, a um espaço duplo abaixo do resumo. Utilizar no máximo cinco palavras-chave, escritas em letras minúsculas, exceto quando as palavras requererem letra maiúscula, separadas por vírgula. As palavras-chave devem ser reproduzidas nas línguas estrangeiras: (inglês) keywords e (espanhol) palavras clave.

Citações: no decorrer do texto as menções a autores devem conter o sobrenome do autor e, entre parênteses, ano de publicação da obra, seguido de vírgula e número da página como nos exemplos: (SILVA, 2016, p.20); (SILVA, 2016); Silva (2016) ou Silva (2016, p.20). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano devem ser diferenciados por letra minúscula depois da data, por exemplo: (SILVA, 2016a); (SILVA, 2016b).

Notas de rodapé: devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e ser inseridas ao final de cada folha em que elas aparecem de maneira personalizada, em ordem crescente.

Referências: a palavra Referências, com inicial maiúscula, sem adentramento, a um espaço duplo após o final do texto. A primeira obra deve vir a um espaço duplo abaixo da palavra Referências. As obras, na sequência, em ordem alfabética devem ser alinhadas a esquerda e em espaço simples, conter exclusivamente os autores citados no trabalho cujo título da obra deve ser em itálico e utilizar as normas da ABNT. Segue exemplos:

Um autor:
QUEIROZ, E. O crime do padre amaro. 25. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

Dois ou três autores:
VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Mais de três autores: CASTORINA, J. A. et al. Piaget-Vigotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ática, 1995.

Livro: FRIGOTTO, G.; CIAVATA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

Artigo de periódico:
BRANCHER, Roberto; OLIVEIRA, Valeska Fortes de. Formação de professores e ensino superior: um estudo bibliográfico. Revista da Faed. Cáceres, v.24, ano 13, n.2, jul-dez, 2015, p.37-62.

Dissertação: BOLEIZ JUNIOR, Flávio. Pistrak e Makarenko: pedagogia social e educação do trabalho. 2008. 168f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Universidade do Estado de São Paulo. São Paulo: USP, 2008.

Internet-página:
MEIO ambiente. Disponível em: . Acesso em: 24 fev. 2005.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. A folha de rosto, em separado, contém o título do artigo e os seguintes dados sobre o(s) autor(es): nome(s) completo(s) na ordem direta do nome, e na segunda linha abaixo do título, com alinhamento à direita, indicando, sua maior titulação, cargo que ocupa, instituição a que pertence, cidade, estado, país e endereço eletrônico e o número do registro ORCID de todos os autores.
  8. O artigo deve ser inédito e conter no máximo três autores, assim como também a resenha.
  9. Os artigos enviados tem no mínimo doze e no máximo vinte laudas. As resenhas tem até seis laudas. E a digitação e formatação da resenha obedecem a mesma orientação dada aos artigos.
  10. É dado a Assessoria Edtorial o direito de indicar e/ou promover eventuais alterações nos originais, da seguinte ordem: normativa, ortográfica e gramatical, com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, sem que seja necessária a aprovação do(s) autor(es).
  11. Palavras-chave/keywords/palavras clave: Utilizar no máximo cinco palavras-chave, escritas em letras minúsculas, exceto quando as palavras requererem letra maiúscula, separadas por vírgula. 

  12. Afirma que o texto não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico.
  13. Total responsabilidade do(s) autor(es) a originalidade, podendo incidir sobre eles eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do texto.
  14. A instituição e/ou qualquer dos organismos editoriais não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
  15. A Revista da Faculdade de Educação (REV. FAED/UNEMAT) não se obriga a devolver os originais das colaborações.
 

Declaração de Direito Autoral

 

Licença CC-BY-NC

"Revista da Faculdade de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial". Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante".




 

 

Política de Privacidade

Como forma de garantia de anonimato, de modo algum, o nome do autor figurará no texto a ser enviado aos avaliadores, assim como os nomes dos pareceristas ad hoc não constarão nos pareceres enviados aos autores. Os nomes e endereços informados na Revista não serão disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.