O DESENHO COMO ATIVIDADE DA IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2020.33.2952

Resumo

Este estudo propôs- se a analisar a função do desenho como atividade criadora da criança, seguindo os princípios da teoria histórico-cultural abordados na obra de Vigotski (2009) “Imaginação e criação na Infância”. Conhecer os estágios e os significados dos desenhos infantis são fundamentais para compreender a representação mental dos registros que a criança tem em sua memória. Nessas premissas, foi realizada a coleta de dados, em uma escola pública, com crianças de cinco e oito anos de idade, em que após a contação de uma história da literatura infantil elas realizaram a produção de um desenho referente à história. Com base nos resultados, identificou-se os estágios dos desenhos produzidos pelas crianças e constatou-se que elas necessitam de estímulos para ampliar suas experiências e sua imaginação. Pode-se afirmar que o trabalho com atividades que envolvem o desenho, em virtude da promoção do desenvolvimento intelectual da criança, promove ações que mantêm seu interesse pela atividade criadora.

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Biografia do Autor

  • Fátima Aparecida de Souza Francioli, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí/PR
    Doutora em Educação Escolar. Professora do Colegiado de Pedagogia e do Programa Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí/PR – Brasil.
  • Débora Buss Steinheuser, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí/PR

    Mestranda do Programa Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR) da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus de Paranavaí/PR – Brasil. 

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Publicado

2020-08-06

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

O DESENHO COMO ATIVIDADE DA IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NA INFÂNCIA. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 29–52, 2020. DOI: 10.30681/21787476.2020.33.2952. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/4783.. Acesso em: 3 jul. 2024.