Noções dos obstáculos epistemológicos no novo espírito científico de Gaston Bachelard
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13137Palavras-chave:
obstáculos epistemológicos, conhecimento científico, psicanáliseResumo
A presente resenha tem como objetivo destacar os obstáculos epistemológicos apresentados por Gaston Bachelard em sua obra A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento, composta por doze capítulos, no qual estabelece a formação do saber a partir do novo espírito científico iniciado em 1905 com as transformações vividas pela Ciência após a Relatividade de Einstein. O autor propõe que a construção do conhecimento científico não é uniforme e que, para isso, seja preciso superar os seguintes obstáculos epistemológicos: experiência primeira, conhecimento geral, verbal, conhecimento unitário e pragmático, substancialista, realista, animista, mito da digestão, libido e quantitativo. A obra destaca o papel da psicanálise enquanto instrumento no reconhecimento destes saberes afetivos, tornando possível sua ruptura e formação da intelectualidade.
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BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. 1º ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
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