Noções dos obstáculos epistemológicos no novo espírito científico de Gaston Bachelard

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13137

Palavras-chave:

obstáculos epistemológicos, conhecimento científico, psicanálise

Resumo

A presente resenha tem como objetivo destacar os obstáculos epistemológicos apresentados por Gaston Bachelard em sua obra A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento, composta por doze capítulos, no qual estabelece a formação do saber a partir do novo espírito científico iniciado em 1905 com as transformações vividas pela Ciência após a Relatividade de Einstein. O autor propõe que a construção do conhecimento científico não é uniforme e que, para isso, seja preciso superar os seguintes obstáculos epistemológicos: experiência primeira, conhecimento geral, verbal, conhecimento unitário e pragmático, substancialista, realista, animista, mito da digestão, libido e quantitativo. A obra destaca o papel da psicanálise enquanto instrumento no reconhecimento destes saberes afetivos, tornando possível sua ruptura e formação da intelectualidade.

Downloads

Biografia do Autor

  • Marcelo Araujo Gaudêncio, Universidade Federal de Mato Grosso

    Licenciado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2023) e Técnico em Administração pelo Instituto Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGE/UFMT) na linha de Pesquisa Educação em Ciências e Educação Matemática, bolsista CAPES e membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Química do Araguaia (UFMT). Participante do projeto de extensão Cena Livre de Teatro residente na UFMT Campus Cuiabá. Foi monitor durante 4 semestres da disciplina de Química Geral I (2020-2021) da grade curricular presente no curso de Licenciatura Plena em Química (UFMT). Atuou entre 2022-2023 como estagiário docente no IFMT Campus Cuiabá Cel. Octayde corrigindo provas, aplicando atividades, ministrando aulas teóricas e práticas laboratoriais para a disciplina de Química do ensino médio. Trabalhou no Laboratório de Bioquímica Professora Nair Honda Kawashita como pesquisador bolsista de iniciação científica, além de possuir experiência com técnicas em cultura de linhagem celular exercidas no Laboratório de Investigação / Soro epidemiologia, localizado na Faculdade de Medicina da UFMT.

  • Graziele Borges de Oliveira Pena, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professora Adjunta desde 2010, na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA) - Instituto de ciências Exatas e da Terra (ICET) do Curso de Química Licenciatura. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da UFMT/Cuiabá. Doutora em Química (2018) pelo Departamento de Química de Pós-Graduação da UFG na área de concentração de Ensino de Química. Mestre em Química (2010) pelo Departamento de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na área de concentração de Ensino em Química com ênfase na Formação Docente. Possui Graduação em Química: Licenciatura e Bacharelado (2004) pela UFU. Pesquisadora na área de Ensino de Química. Subáreas: Formação Docente, Início da Carreira Docente, Programas de Inserção à docência, História e Epistemologia da Ciência, Epistemologia do Conhecimento profissional Docente em Química, Desenvolvimento do PCKC, Profissionalização da carreira docente, Teoria de Aprendizagem e Currículo. Pesquisadora e líder doGrupo de Pesquisa GPEQA - Grupo de Pesquisa em Educação em Química do Araguaia. Atua e atuou como coordenadora de projetos de pesquisa e extensão (PAPIC (Programa de Acompanhamento de Professores em Início de carreira) e PAPIC/Química (Programa de Acompanhamento de Professores de Química em início de carreira), orientadora de alunos de extensão (editais PBEXT e EXT), Mulheres Cientistas. Foi coordenadora geral do XVIII ECODEQ - Encontro de Debates do Centro-Oeste sobre o Ensino de Química. Orientadora de alunos de pesquisa (PIBIC). Atuou como professora de Química da Educação Básica e Ensino Técnico (2005-2008). Atuou na indústria (2004-2005).

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Trad. Estela dos Santos Abreu. 1º ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

Downloads

Publicado

2025-03-17

Como Citar

ARAUJO GAUDÊNCIO, Marcelo; BORGES DE OLIVEIRA PENA, Graziele. Noções dos obstáculos epistemológicos no novo espírito científico de Gaston Bachelard. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. e412501, 2025. DOI: 10.30681/faed.v41i1.13137. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13137. Acesso em: 1 abr. 2025.