O trabalho meditativo do professor e o ensino criativo antroposófico
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13526Palavras-chave:
educação, Antroposofia, meditação, ensino criativoResumo
Neste trabalho nos propomos a pensar sobre uma forma de educação criativa, de modo a conceber a vida interior do professor e o desenvolvimento anímico e espiritual dos seus alunos. A partir da perspectiva antroposófica, apresentamos algumas atividades meditativas, ancoradas no atuar cotidiano do ser humano, como uma prática viva, desenvolvendo consciência entre o essencial e o transitório perante o cotidiano. Também apresentamos o modo como as forças anímicas e espirituais se desenvolvem e se manifestam nas crianças, manifestando, sobretudo, as forças espirituais partindo do interior e as forças do mundo físico, partindo do exterior. Desta forma torna-se possível ao professor atuar criativamente, segundo o qual refere-se a compreender as leis que regem o desenvolvimento infantil e não como conteúdos especiais ou alternativos. São caminhos que confluem para que o processo educativo torna-se verdadeiro, responsivo, entusiástico e cuidadoso. Qualidades que fazem da educação, criativa e do educador, um artista.
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