O trabalho meditativo do professor e o ensino criativo antroposófico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13526

Palavras-chave:

educação, Antroposofia, meditação, ensino criativo

Resumo

Neste trabalho nos propomos a pensar sobre uma forma de educação criativa, de modo a conceber a vida interior do professor e o desenvolvimento anímico e espiritual dos seus alunos. A partir da perspectiva antroposófica, apresentamos algumas atividades meditativas, ancoradas no atuar cotidiano do ser humano, como uma prática viva, desenvolvendo consciência entre o essencial e o transitório perante o cotidiano. Também apresentamos o modo como as forças anímicas e espirituais se desenvolvem e se manifestam nas crianças, manifestando, sobretudo, as forças espirituais partindo do interior e as forças do mundo físico, partindo do exterior. Desta forma torna-se possível ao professor atuar criativamente, segundo o qual refere-se a compreender as leis que regem o desenvolvimento infantil e não como conteúdos especiais ou alternativos. São caminhos que confluem para que o processo educativo torna-se verdadeiro, responsivo, entusiástico e cuidadoso. Qualidades que fazem da educação, criativa e do educador, um artista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maíra de Oliveira Martins, Unesp - Campus Marília

    Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus Marília (2019). Graduada em Psicologia pela Universidade de Marília (2015). Atualmente é pesquisadora na universidade e dedica-se ao estudo do desenvolvimento humano, tendo como referência a perspectiva antroposófica. Seus temas de interesse são: Antroposofia, Educação Estética, Arte, Medicina Pedagógica, Formação Humana e Salutogênese. É Membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Waldorf (GPPW), cadastrado no CNPq, promovido pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT (2020). Além da pesquisa, promove atividades de extensão junto à universidade. Já atuou como terapeuta na Escola Waldorf Jequitibá Rosa, em Marília/SP (2022).

Referências

STEINER, R. Teosofia. Introdução ao conhecimento supra-sensível do mundo e do destino humano. Tradução Daniel Brilhante de Brito, Jacira Cardoso. 7 ed. São Paulo: Antroposófica, 2004.

STEINER, R. O conhecimento dos mundos superiores: a iniciação. Tradução Erika Reimann. 7º ed. São Paulo: Antroposófica, 2010.

STEINER, R. A educação prática do pensamento: aprender a pensar com base na realidade. Tradução Octavio Inglez de Souza. 6º ed. São Paulo: Antroposófica, 2013.

STEINER, R. A metodologia do ensino e as condições da vida do educador. Tradução Christa Glass. 2º ed. São Paulo: Antroposófica: Federação das Escolas Waldorf no Brasil, 2014.

STEINER, R. O estudo geral do homem: uma base para a pedagogia (A arte da educação I). Traducação Rudolf Lanz, Jacira Cardoso. 5º ed. São Paulo: Antroposófica, 2015.

STEINER, R. Antropologia meditativa: contribuição à prática pedagógica. Tradução de Rudolf Lanz. 2º ed. São Paulo: Antroposófica, 2016.

WERÁ, K. A voz do trovão. A criação do mundo segundo os guaranis. Movimento Pindorama. Disponível em: https://pindorama.art.br/file/MitoGuarani-VerCompl.pdf . Acessado em 28 de fevereiro de 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-11

Como Citar

DE OLIVEIRA MARTINS, Maíra. O trabalho meditativo do professor e o ensino criativo antroposófico. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. e4125003, 2025. DOI: 10.30681/faed.v41i1.13526. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13526. Acesso em: 18 abr. 2025.