A função essencial da escola e a formação de professores na dita ‘sociedade do conhecimento’: com que lidamos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13703

Palavras-chave:

Sociedade do conhecimento, Ideologia, Trabalho Educativo, Formação de Professores, Conteúdos clássicos

Resumo

Diante da acessibilidade que os aparelhos tecnológicos digitais possibilitam, suscita a argumentação de que estamos na ‘sociedade do conhecimento’, onde as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) viabilizam o acesso ao conhecimento. Por consequência, emergem supostas necessidades educacionais em função das ferramentas informatizadas. Nesse sentido, objetivamos neste artigo discutir, por meio de uma reflexão teórica histórico-crítica, a função essencial da educação escolarizada frente a esse discurso. Por intermédio de pesquisa bibliográfica, recrutamos a categoria ideologia sob a perspectiva crítica de autores da tradição marxista para dar argumento de sustentação. Concluímos que estamos lidando com um processo ideológico para justificar as limitantes mudanças orçamentárias e estruturais do Estado. O risco é enfraquecer a função essencial da escola, a formação de professores, a difusão dos conhecimentos e saberes humanamente mais desenvolvidos, reduzindo o ensino-aprendizagem à capacitação para trabalho simplificado, acrítico e fragmentado.

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Biografia do Autor

  • Bruno Delmondes Xavier, UFMS

    Graduado em Ciências Contábeis, Mestre pelo ProfEPT (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional) no IFMS. Atualmente é Contador na Defensoria Pública do Estado do Mato Grosso do Sul (DPGE/MS), docente do Mba Gestão de Varejo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do sul (PPGEdu/FAED – UFMS).

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Publicado

2025-06-17

Como Citar

XAVIER, Bruno Delmondes. A função essencial da escola e a formação de professores na dita ‘sociedade do conhecimento’: com que lidamos?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. e4125007, 2025. DOI: 10.30681/faed.v41i1.13703. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13703. Acesso em: 16 jul. 2025.