A função essencial da escola e a formação de professores na dita ‘sociedade do conhecimento’: com que lidamos?
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13703Palavras-chave:
Sociedade do conhecimento, Ideologia, Trabalho Educativo, Formação de Professores, Conteúdos clássicosResumo
Diante da acessibilidade que os aparelhos tecnológicos digitais possibilitam, suscita a argumentação de que estamos na ‘sociedade do conhecimento’, onde as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) viabilizam o acesso ao conhecimento. Por consequência, emergem supostas necessidades educacionais em função das ferramentas informatizadas. Nesse sentido, objetivamos neste artigo discutir, por meio de uma reflexão teórica histórico-crítica, a função essencial da educação escolarizada frente a esse discurso. Por intermédio de pesquisa bibliográfica, recrutamos a categoria ideologia sob a perspectiva crítica de autores da tradição marxista para dar argumento de sustentação. Concluímos que estamos lidando com um processo ideológico para justificar as limitantes mudanças orçamentárias e estruturais do Estado. O risco é enfraquecer a função essencial da escola, a formação de professores, a difusão dos conhecimentos e saberes humanamente mais desenvolvidos, reduzindo o ensino-aprendizagem à capacitação para trabalho simplificado, acrítico e fragmentado.
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