Pensar a infância a partir de narrativas literárias: o que nos dizem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13355

Palavras-chave:

infancia, literatura, narrativas

Resumo

A infância pode ser dita de diferentes maneiras. Podemos dizê-la a partir de uma cronologia, de uma história, mas também podemos dizê-la a partir da arte, a partir de narrativas que nos dão imagens de infâncias. A narrativa aqui ganha um sentido alargado, encontrado em Squire (2014), não se limitando a determinada mídia ou “matriz semiótica”, portanto, incluso aí o filme como narrativa. A escolha do filme, no lugar da obra literária, se deu pelo acesso comum a este modo de mídia pelo qual nós conhecemos a narrativa. O nosso trabalho tem como objeto investigar as infâncias presentes em três narrativas distintas: Kiriku e a feiticeira, O Pequeno Príncipe e Alice no país das maravilhas, sendo a primeira uma narrativa, ainda que em um suporte diferente O que essas infâncias podem nos dizer? O que elas nos permitem pensar sobre este momento inaugural do ser humano em sua jornada existencial? Por meio de uma pesquisa bibliográfica e da análise das narrativas selecionadas, as quais foram escolhidas por suas afinidades em termos de imagens da infância, buscamos descobrir o que essas infâncias literárias podem nos dizer, em diálogo com especialistas e estudiosos do campo da infância. Utilizamos em nossas análises uma perspectiva afirmativa de infância em consonância com o pensamento de teóricos como Kohan (2011), Friedmann (2020). Nas três narrativas podemos encontrar três características principais possíveis de se afirmar sobre as infâncias: a curiosidade, o questionamento e a provocação, características que podem ser potencializadas por meio do processo educacional.

 

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Biografia do Autor

  • Williams Nunes da Cunha Junior, UFAL - Universidade Federal de Alagoas

    Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (PPGE/UFAL). Professor Efetivo de Filosofia da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC/AL

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Publicado

2025-05-01

Como Citar

NUNES DA CUNHA JUNIOR, Williams. Pensar a infância a partir de narrativas literárias: o que nos dizem?. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. e4125004, 2025. DOI: 10.30681/faed.v41i1.13355. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13355. Acesso em: 19 maio. 2025.