Ações afirmativas no ensino superior para além do acesso: um retrato da primeira década (2012-2022)
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13551Palavras-chave:
ação afirmativa, Lei 12.711/12, ensino superior, Licenciatira em Ciências Sociais, UFTNResumo
Considera-se a primeira década de políticas de ação afirmativa no ensino superior, aquela cujo marco é e Lei 12.711/12- que tornou obrigatório a incidência de cotas étnico-raciais nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Sem desconsiderar a implementação de distintos modelos de políticas de ação afirmativa entre 2002 e 2012, este texto tem por obejetivo apresentar um retrato analítico destas políticas, a partir da mencionada legislação, tendo como especificidade o processo de reconstituição do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), criado no ano de 2007, percorrer o período que antecede a aprovação da Lei 12.711/12, marcado pela aprovação da Lei 10.639/03 até o ano de 2021, quando o curso em questão completou 15 anos.
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