Ações afirmativas no ensino superior para além do acesso: um retrato da primeira década (2012-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13551

Palavras-chave:

ação afirmativa, Lei 12.711/12, ensino superior, Licenciatira em Ciências Sociais, UFTN

Resumo

Considera-se a primeira década de políticas de ação afirmativa no ensino superior, aquela cujo marco é e Lei 12.711/12- que tornou obrigatório a incidência de cotas étnico-raciais nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).  Sem desconsiderar a implementação de distintos modelos de políticas de ação afirmativa entre 2002 e 2012, este texto tem por obejetivo apresentar um retrato analítico destas políticas, a partir da mencionada legislação, tendo como especificidade o processo de reconstituição do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), criado no ano de 2007, percorrer o período que antecede a aprovação da Lei 12.711/12, marcado pela aprovação da Lei 10.639/03 até o ano de 2021, quando o curso em questão completou 15 anos.

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Biografia do Autor

  • Karina Almeida de Sousa, UFMA

    Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia (2008) pela Universidade Federal de São Carlos, mestra em Sociologia (2012) e doutora em Sociologia (2020) ambos pela mesma universidade. Realizou estágio sanduíche (PDSE-CAPES) desenvolvido junto a Georgia State University (2018-2019). Especialista em Educação e Patrimônio Cultural e Artístico (2019) pela Universidade de Brasília. Atualmente é professora adjunta vinculada ao curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão/Campus Grajaú e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia/Imperatriz e pós-doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNEMAT. É pesquisadora associada a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN). É líder do Grupo de Pesquisa Diáspora Africana e Culturas Afrodiaspóricas e membra do grupo de pesquisa Transnacionalismo Negro e Diáspora Africana (UFSCar) e do GRAFITE- Grupo de Pesquisa sobre Ações Afirmativas e Temas da Educação Básica e Superior (UNEMAT). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das relações étnico-raciais, transnacionalismo negro, diáspora africana, feminismos negros e educação para as relações étnico-raciais.

  • Paulo Alberto dos Santos Vieira, UNEMAT

    Professor adjunto - Universidade do Estado de Mato Grosso (1998/atual). Professor Visitante (UNAL/Bogotá, 2012). Doutor - Sociologia (UFSCar, 2012). Mestre - Desenvolvimento Econômico (UFU, 2003). Especialista - Metodologia da Pesquisa em História (UFMT, 1998) e Sociedade e Agricultura no Brasil (CPDA/UFRRJ, 1992). Bacharel - Ciências Econômicas (UFRRJ, 1990). Dinter em Sociologia UFSCar/UNEMAT (Coordenador - 2016/2020). Programa de Pós-graduação em Educação (Vice coordenador, UNEMAT, 2022/2024). Rede MT Ubuntu/Polo Sinop (Coordenador, 2022/2024). Acordo de Cooperação Internacional Unemat/Unipúnguè/Moçambique (Gestor, 2022/2025). Docente junto aos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Inclusiva (ambos na Unemat). Integrante do Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade (NEGRA/UNEMAT). e da Rede Universitas/Br (Integrante, eixo acesso e permanência). Participa do projeto de pesquisa sobre Diáspora Africana e Transnacionalismo Negro (CNPq, 2024/2026). Tem experiência na área de Pensamento afrodiaspórico. Sociologia da Educação, Políticas Educacionais Contemporâneas. . Educação para as relações étnico-raciais. Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: diáspora africana, estudos culturais/pós-coloniais; cultura e representação, sociologia da educação, políticas e modelos de ação afirmativa; processos de implementação da Lei 10.639/03 e Lei 14.723/23; relações raciais, saúde mental e doenças negligenciadas.

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Publicado

2025-04-09

Como Citar

ALMEIDA DE SOUSA, Karina; DOS SANTOS VIEIRA, Paulo Alberto. Ações afirmativas no ensino superior para além do acesso: um retrato da primeira década (2012-2022). Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. e4125002, 2025. DOI: 10.30681/faed.v41i1.13551. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13551. Acesso em: 18 abr. 2025.