Preceptoria em enfermagem em uma universidade pública: contribuição para a integração ensino-serviço
DOI:
https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13702Palavras-chave:
ensino, Universidade, EnfermagemResumo
A Preceptoria é uma atividade educacional que envolve os profissionais dos serviços de saúde, denominados preceptores, e tem o objetivo de fomentar a articulação entre a educação superior e a assistência à saúde. O objetivo desta pesquisa foi analisar a percepção dos docentes, estudantes e preceptores sobre a integração ensino-serviço a partir da implementação da Preceptoria em um Curso de Bacharelado em Enfermagem de uma universidade pública. Trata-se de um estudo descritivo, analítico, com abordagem qualitativa, que teve como procedimentos de coleta de dados a entrevista realizada com docentes, preceptores e estudantes. O estudo confirmou que a Preceptoria em Enfermagem, na modalidade implantada pela universidade, pode ser considerada uma atividade fortalecedora da integração ensino-serviço. A Preceptoria possibilitou a aproximação entre o ensino e o serviço de saúde por meio de um trabalho coletivo capaz de problematizar os espaços de formação, identificando as necessidades de mudanças e promovendo transformações para ambos.
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