(Re)Colocando o texto literário como centro da aula de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/faed.v41i1.13715

Palavras-chave:

ampliação de repertório, ensino de literatura, letramento literário

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar uma breve curadoria de contos de diferentes autores e variados subgêneros, que podem ser utilizados com alunos do Ensino Médio para promover o letramento literário e a ampliação do repertório de leitura literária dos discentes. Esta coletânea, no entanto, fruto de experiências empíricas em sala de aula na referida modalidade de ensino, não pretende descrever uma prática pedagógica específica ou fornecer uma orientação metodológica detalhada. Antes, com a reflexão teórica aqui proposta e a sugestão de obras, busca-se incentivar outros(as) professores(as) a (re)pensarem o lugar do texto literário nas aulas de literatura, conforme postulam os documentos oficiais que orientam a educação brasileira.

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Biografia do Autor

  • Lucas Neiva da Silva, UFJF

    Doutorando em Estudos Literários e Mestre em Le­tras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Bolsista CAPES

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Publicado

2025-06-16

Como Citar

NEIVA DA SILVA, Lucas. (Re)Colocando o texto literário como centro da aula de literatura. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 41, n. 1, p. e4125006, 2025. DOI: 10.30681/faed.v41i1.13715. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/13715. Acesso em: 16 jul. 2025.