OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA LUTA PELA DESCONSTRUÇÃO CULTURAL: EM FOCO A INCLUSÃO SOCIAL

Autores

  • Silvane dos Santos de Moura Macagnan Pedagoga na Secretaria da Educação e do Esporte - SEED/PR, Cascavel, Paraná, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6408-3226
  • Karina dos Santos de Moura Buzin Professora na Secretaria da Educação e do Esporte - SEED/PR, Três Barras do Paraná, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2249-9845
  • Lucia Terezinha Zanato Tureck Docente do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação, Coordenadora Adjunta do Núcleo de Educação a Distância - NEaDUNI, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0684-8697

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2021.36.159178

Palavras-chave:

Inclusão social, cultura, movimentos sociais, pessoa com deficiência.

Resumo

Há anos as pessoas com deficiência lutam pela inclusão social. Atualmente, mesmo que algumas legislações garantam esses direitos, observam-se atitudes e visões equivocadas. Um dos motivos influentes da exclusão social está relacionada à cultura. Assim, o objetivo do artigo é verificar como a cultura interfere na visão do povo acerca das pessoas com deficiência. Sobre essa questão, se fundamentou em autores como Backzco (1985), Chauí (2001), e Gohn (2001). Também se analisou como a sociedade se mobiliza para realizar ações de reivindicação dos direitos da pessoa com deficiência por meio de movimentos sociais, particularmente, no município de Cascavel, Paraná. Foram utilizadas bibliografias, documentos, legislações, cartilhas e notícias de jornais. A partir desta análise qualitativa, objetiva-se contribuir para a conscientização da população sobre a importância da inclusão social das pessoas com deficiência, desconstruindo a visão cultural sobre suas capacidades e reforçando a importância da efetivação de seus direitos.

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Biografia do Autor

  • Silvane dos Santos de Moura Macagnan, Pedagoga na Secretaria da Educação e do Esporte - SEED/PR, Cascavel, Paraná, Brasil.

    Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2021)



  • Karina dos Santos de Moura Buzin, Professora na Secretaria da Educação e do Esporte - SEED/PR, Três Barras do Paraná, Paraná, Brasil

    Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2021)

  • Lucia Terezinha Zanato Tureck, Docente do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), Colegiado do Curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação, Coordenadora Adjunta do Núcleo de Educação a Distância - NEaDUNI, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste, campus de Cascavel, Paraná, Brasil

    Doutorado em Letras pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014).

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Publicado

2022-07-19

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

OS MOVIMENTOS SOCIAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA LUTA PELA DESCONSTRUÇÃO CULTURAL: EM FOCO A INCLUSÃO SOCIAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 159–178, 2022. DOI: 10.30681/21787476.2021.36.159178. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/5494.. Acesso em: 3 dez. 2024.

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