A LEITURA E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM A RELAÇÃO PARADOXAL

Autores

  • Michelle Mittelstedt Devides

Palavras-chave:

leitura, ensino-aprendizagem, papel do professor.

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar o verdadeiro ato de ler inserido na sala de aula e sua intrínseca relação com o processo de aprendizagem. Buscando as abordagens teóricas de Bakhtin e Vygotsky para fundamentação da análise deste trabalho, é pertinente ressaltar a importância da relação que ocorre entre a leitura como instrumento facilitador, capaz de promover a autonomia, e o sujeito, considerando os aspectos socioculturais que o circundam, e de reconhecer o papel da escola e do professor como mediadores nesse processo, cuja responsabilidade é tentar evitar o fracasso escolar.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

DEVIDES, Michelle Mittelstedt. A LEITURA E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR: UM A RELAÇÃO PARADOXAL. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 141–158, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3759. Acesso em: 23 fev. 2025.