INFLUÊNCIA DOS FILHOS NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DOS PAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rbegdr.v4i2.13615

Palavras-chave:

Processo decisório, Varejo, .Influência dos Filhos

Resumo

As crianças vêm constituindo uma nova forma de consumir serviços e produtos, e com isso, as organizações estão cada vez mais focadas em desenvolver estratégias de marketing. De que maneira o consumidor infantil influencia as decisões de compra dos pais? Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a influência que o consumidor infantil exerce no processo de decisão de compra da família. Esta pesquisa é de natureza quantitativa descritiva. A amostra foi constituída por pais de crianças com idade até 12 anos de Porto Velho/RO. Os resultados indicam que os filhos constantemente solicitam aos pais que possam acompanhá-los nas compras, e esses raramente acabam cedendo a esta solicitação.

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Biografia do Autor

  • Artur Virgílio Simpson Martins, Instituto Federal De Rondônia - IFRO

    Mestre em Administração pela - UNIR (Universidade Federal de Rondônia). Possui graduação em Administração - ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), Especialização em Metodologia do Ensino Superior - FCR (Faculdade Católica de Rondônia), além do MBA em Gestão Pública - Universidade Anhanguera de São Paulo. É Professor de Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, onde leciona na modalidade de Pós-Graduação no curso de Gestão Estratégica na Gestão Pública, MBA em Gestão de Planejamento Estratégico no setor Público, MBA em Gestão de Instituições Públicas, Tecnólogo em Gestão Pública e Tecnólogo em Gestão Comercial. As principais disciplinas ministradas são: Gestão Estratégica de Organizações Públicas, Planejamento e Gestão Estratégica, Marketing, Marketing Público, Gestão de Projetos, Teoria das Organizações e Administração Financeira e Orçamentária. Atualmente é coordenador do curso CST em Gestão Comercial. É integrante dos grupos de pesquisa em Marketing and Consumption Lab (MCL-UNIR), Gestão da Inovação e Tecnologia - GEITEC, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade - GEPISA. É membro titular do CONETUR (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Rondônia). Também é membro titular do Conselho Superior de Administração - CONSAD da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

  • Raul Afonso Pommer-Barbosa , Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas FGV/EAESP. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Graduando em Estatística pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-Graduando em MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi aluno de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (FIOCRUZ-RO) no Laboratório da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmaniose (PBML) 2019-2021. Tem experiência em Estatística Aplicada, Mensuração e Desenvolvimentos de Escalas, e Modelagem de Equações Estruturais nos softwares Smart-PLS 4 e AMOS-SPSS. Foi Tesoureiro de 2020-2022 e eleito novamente para 2023-2024 da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE. É membro associado da divisão ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Atua como pesquisador nos grupos de pesquisa Marketing and Consumption Lab (MCL/UNIR), Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC/UNIR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA/IFRO), Núcleo de Epidemiologia Clínica (NEC/FSL), Administração, Análise e Tecnologia de Informação (AATI/FGV) e líder do Clube de Astronomia de Rondônia (CAR/UNIR). Participou como membro do comitê científico do ICTM 2019 - 7th International Conference on ICT Management for Global Competitiveness and Economic Growth in Emerging Economies ICTM 2019 Wroclaw, Poland, October 21-23, da Universidade de Wroclaw na Polônia. 

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Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

INFLUÊNCIA DOS FILHOS NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA DOS PAIS. (2025). Revista Brasileira De Estudos De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(2), 139-156. https://doi.org/10.30681/rbegdr.v4i2.13615