PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO EM PORTO VELHO (RO)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/rbegdr.v4i2.13616

Palavras-chave:

Transporte Público, Qualidade, Serviço, SERVQUAL

Resumo

Este trabalho visou analisar a percepção dos usuários sobre a qualidade do transporte público da cidade de Porto Velho-RO. A justificativa é indicada pela escassez de trabalhos sobre a qualidade do serviço prestado do transporte público onde a amostra foi coletada, e sua aplicação prática para melhorar esse serviço. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a escala SERVQUAL para mensurar a qualidade do transporte público. As hipóteses sobre as diferenças na percepção da qualidade foram confirmadas e o serviço de transporte público mostrou-se ineficaz quanto ao cumprimento de seu dever com a população, que é o de manter ou superar as expectativas de seus usuários, principalmente nas dimensões “Tangíveis” e “Confiabilidade”.

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Biografia do Autor

  • Raul Afonso Pommer-Barbosa , Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas FGV/EAESP. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Graduando em Estatística pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-Graduando em MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi aluno de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (FIOCRUZ-RO) no Laboratório da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmaniose (PBML) 2019-2021. Tem experiência em Estatística Aplicada, Mensuração e Desenvolvimentos de Escalas, e Modelagem de Equações Estruturais nos softwares Smart-PLS 4 e AMOS-SPSS. Foi Tesoureiro de 2020-2022 e eleito novamente para 2023-2024 da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE. É membro associado da divisão ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Atua como pesquisador nos grupos de pesquisa Marketing and Consumption Lab (MCL/UNIR), Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC/UNIR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA/IFRO), Núcleo de Epidemiologia Clínica (NEC/FSL), Administração, Análise e Tecnologia de Informação (AATI/FGV) e líder do Clube de Astronomia de Rondônia (CAR/UNIR). Participou como membro do comitê científico do ICTM 2019 - 7th International Conference on ICT Management for Global Competitiveness and Economic Growth in Emerging Economies ICTM 2019 Wroclaw, Poland, October 21-23, da Universidade de Wroclaw na Polônia.

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Publicado

2025-04-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PERCEPÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO COLETIVO EM PORTO VELHO (RO). (2025). Revista Brasileira De Estudos De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(2), 157-176. https://doi.org/10.30681/rbegdr.v4i2.13616