PERCEPCIÓN DE LA CALIDAD DE LOS SERVICIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO EN PORTO VELHO (RO)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30681/rbegdr.v4i2.13616

Palabras clave:

Transporte Público, Calidad, Servicio, SERVQUAL

Resumen

Este trabajo tuvo como objetivo analizar la percepción de los usuarios sobre la calidad del transporte público en la ciudad de Porto Velho-RO. La justificación está indicada por la escasez de trabajos sobre la calidad del servicio prestado por el transporte público donde se recogió la muestra, y su aplicación práctica para mejorar este servicio. Se utilizó la escala SERVQUAL como instrumento de encuesta para medir la calidad del transporte público. Las hipótesis sobre las diferencias en la percepción de la calidad se confirmaron y el servicio de transporte público se mostró ineficaz en el cumplimiento de su deber para con la población, que es mantener o superar las expectativas de sus usuarios, especialmente en las dimensiones «tangible» y «fiabilidad».

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Biografía del autor/a

  • Raul Afonso Pommer-Barbosa , Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas FGV/EAESP. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Pós-Graduado em MBA Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Administração de Empresas com especialização em Marketing e Empreendedorismo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Graduando em Estatística pela Universidade Anhembi Morumbi. Pós-Graduando em MBA Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi aluno de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz em Rondônia (FIOCRUZ-RO) no Laboratório da Plataforma Técnica RPT11G de Bioensaios de Malária e Leishmaniose (PBML) 2019-2021. Tem experiência em Estatística Aplicada, Mensuração e Desenvolvimentos de Escalas, e Modelagem de Equações Estruturais nos softwares Smart-PLS 4 e AMOS-SPSS. Foi Tesoureiro de 2020-2022 e eleito novamente para 2023-2024 da Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - ANEGEPE. É membro associado da divisão ITE - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Atua como pesquisador nos grupos de pesquisa Marketing and Consumption Lab (MCL/UNIR), Grupo de Pesquisa em Gestão da Inovação e Tecnologia (GEITEC/UNIR), Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia (GEPISA/IFRO), Núcleo de Epidemiologia Clínica (NEC/FSL), Administração, Análise e Tecnologia de Informação (AATI/FGV) e líder do Clube de Astronomia de Rondônia (CAR/UNIR). Participou como membro do comitê científico do ICTM 2019 - 7th International Conference on ICT Management for Global Competitiveness and Economic Growth in Emerging Economies ICTM 2019 Wroclaw, Poland, October 21-23, da Universidade de Wroclaw na Polônia.

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Publicado

2025-04-13

Cómo citar

PERCEPCIÓN DE LA CALIDAD DE LOS SERVICIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO EN PORTO VELHO (RO). (2025). Revista Brasileira De Estudos De Gestão E Desenvolvimento Regional, 4(2), 157-176. https://doi.org/10.30681/rbegdr.v4i2.13616