NO RITMO DA DANÇA: ARTICULAÇÕES ENTRE PROJETO DE EXTENSÃO E CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Dança. Projeto de extensão. Ensino.Resumo
Este texto é resultado de uma reflexão sobre danças e as articulações realizadas em aula de campo do Curso de Pedagogia na cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso, com o projeto de extensão “No ritmo da dança”. A metodologia foi a pedagogia de estudos em campo com observação e apresentação de dança pelas acadêmicas do curso e participantes do projeto de extensão. Consideramos que atividades que articulam projetos de extensão e ensino contribuem com a formação profissional de pedagogos e de pedagogas com vistas a pensar em ações que possam ser desenvolvidas na educação básica, buscando praticar a dança como estratégia para que os/as estudantes aprendam a expressar suas emoções. Ademais, o movimento corporal sendo essencial para o desenvolvimento que expande os conhecimentos, aprimora habilidades motoras e compreensão sobre as danças regionais de nosso país.
Downloads
Referências
AZINARI, Amanda Pereira da Silva. Interculturalidade e o desenvolvimento profissional docente no contexto das diferenças culturais. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 59–74, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.5974. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/10991. Acesso em: 18/09/2023.
CANCLINI, Nestor Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados. Mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005.
FERNANDES, W. O.; SOUZA, F. G. DE; PRIA, A. D. Dança do chorado: reescriturações de sentidos para a dançarina. Traços de linguagem, v. 1, n. 2, p. 61-68, 2017.
HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Minas Gerais. Editora UFMG, 2003.
LIMA, J. L.; Vila Bela da Santíssima Trindade: sua fala, seus cantos, 2002.
MARQUES, I.A. Ensino da dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez. 2003.
RODRIGUES, Sonia Regina Rocha. A importância da cultura na formação do cidadão. 2008.
Recebido: 20/09/2023
Aprovado: 27/11/2023
Publicado: 01/01/2024