Interculturalidade e o desenvolvimento profissional docente no contexto das diferenças culturais
DOI:
https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.5974Palavras-chave:
Profissão docente, Desenvolvimento profissional docente,, Diferenças culturais, Ensino Superior., intercultutralidadeResumo
Apresento reflexões construídas dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, Doutorado em Educação, em conjunto com outras experiências docentes articulando ensino, pesquisa e extensão universitária com o Grupo de Pesquisa LEAL da UNEMAT, campus de Juara. Apresento conceitos a partir da pesquisa bibliográfica sobre o campo da formação e desenvolvimento profissional docente envolvendo as diferenças culturais enquanto temas mobilizadores para produção de pedagogias decoloniais. Utilizo o método (auto) biográfico para apresentar narrativamente essas experiências no ensino superior no interior do Estado de Mato Grosso que vem ocorrendo há 10 anos. As reflexões também compõem parte da proposta de pesquisa em andamento. Tenho identificado que o debate sobre as diferenças culturais na formação docente é emergente no cenário nacional e internacional ao reconhecer em legislações e documentos oficiais, e se faz necessário a partir da própria ética profissional comprometida socialmente com a educação para a justiça social e democracia.
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