Interculturalidade e o desenvolvimento profissional docente no contexto das diferenças culturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/21787476.2022.38.5974

Palavras-chave:

Profissão docente, Desenvolvimento profissional docente,, Diferenças culturais, Ensino Superior., intercultutralidade

Resumo

Apresento reflexões construídas dentro do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT, Doutorado em Educação, em conjunto com outras experiências docentes articulando ensino, pesquisa e extensão universitária com o Grupo de Pesquisa LEAL da UNEMAT, campus de Juara. Apresento conceitos a partir da pesquisa bibliográfica sobre o campo da formação e desenvolvimento profissional docente envolvendo as diferenças culturais enquanto temas mobilizadores para produção de pedagogias decoloniais. Utilizo o método (auto) biográfico para apresentar narrativamente essas experiências no ensino superior no interior do Estado de Mato Grosso que vem ocorrendo há 10 anos. As reflexões também compõem parte da proposta de pesquisa em andamento. Tenho identificado que o debate sobre as diferenças culturais na formação docente é emergente no cenário nacional e internacional ao reconhecer em legislações e documentos oficiais, e se faz necessário a partir da própria ética profissional comprometida socialmente com a educação para a justiça social e democracia.

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Biografia do Autor

  • Amanda Pereira da Silva Azinari, Universidade Federal de Mato Grosso

    Licenciada em Pedagogia, Pós-graduada em Educação e Diversidade (Unemat) e Gestão Pública (UAB/Unemat), Mestra em Educação (Unemat) na linha de pesquisa em Educação e Diversidade. Membro do Laboratório de Estudos e pesquisas da diversidade da Amazônia Legal, professora da rede estadual de Educação de Mato Grosso.

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Publicado

2023-04-17

Edição

Seção

ARTIGO

Como Citar

Interculturalidade e o desenvolvimento profissional docente no contexto das diferenças culturais. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 59–74, 2023. DOI: 10.30681/21787476.2022.38.5974. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/10991.. Acesso em: 22 nov. 2024.

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