A LEI N° 10.639/03 E O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA

DIÁLOGO COM PROFESSORES DA ÁREA DE LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10516

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Dança Afro-Brasileira, Lei n. 10.639/03

Resumo

A pesquisa objetiva analisar a presença do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas do município de Jacinto Machado (SC) com professores da área de linguagens e ciências humanas, considerando a possibilidade de intervenção desse conteúdo por meio da dança na escola. Para tanto, a metodologia utilizada para a pesquisa foi de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas orais com 12 professores da rede pública. Como resultados principais, percebemos que os professores não apresentam conhecimento claro sobre a Lei n° 10.639/2003, embora reconheçam que na BNCC há a presença desse tema como proposta de ensino. Também reconhecem que é possível tratar a história e a cultura afro-brasileira por meio da dança no currículo escolar em suas disciplinas e como forma interdisciplinar juntamente com a Educação Física

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Biografia do Autor

  • Gladir da Silva Cabral, Universidade do Extremo Sul Catarinense

    Mestre e Doutor em Letras - Inglês pela UFSC. Professor do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc.

  • Karolainy Benedet dos Santos, Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Sul

    Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2019), Mestranda em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense na linha de pesquisa Educação, Linguagem e Memória no campo de pesquisa Dança (em curso).

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Publicado

28/10/2023

Como Citar

A LEI N° 10.639/03 E O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA: DIÁLOGO COM PROFESSORES DA ÁREA DE LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS. (2023). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 13(1), 76-89. https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10516

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