A LEI N° 10.639/03 E O ENSINO DA DANÇA NA ESCOLA
DIÁLOGO COM PROFESSORES DA ÁREA DE LINGUAGENS E CIÊNCIAS HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.10516Palavras-chave:
Dança, Educação Física, Dança Afro-Brasileira, Lei n. 10.639/03Resumo
A pesquisa objetiva analisar a presença do ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas do município de Jacinto Machado (SC) com professores da área de linguagens e ciências humanas, considerando a possibilidade de intervenção desse conteúdo por meio da dança na escola. Para tanto, a metodologia utilizada para a pesquisa foi de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas orais com 12 professores da rede pública. Como resultados principais, percebemos que os professores não apresentam conhecimento claro sobre a Lei n° 10.639/2003, embora reconheçam que na BNCC há a presença desse tema como proposta de ensino. Também reconhecem que é possível tratar a história e a cultura afro-brasileira por meio da dança no currículo escolar em suas disciplinas e como forma interdisciplinar juntamente com a Educação Física
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