CRIAÇÃO DE UM MURAL INTERATIVO SOBRE O LIXO POR MEIO DO APLICATIVO PADLET
DOI:
https://doi.org/10.30681/recs.v13i1.11153Palavras-chave:
Aulas Dinâmicas; Ensino e Aprendizagem; Mural Interativo; Padlet; Tecnologia Educacional.Resumo
A tecnologia está fortemente presente na sociedade atual, muitas áreas, como a educação, a segurança e a saúde podem ser amplamente beneficiadas pela tecnologia. Nesse sentido, o estudo em voga traz a reflexão sobre uso da tecnologia no ensino. Sendo seu objetivo demonstrar como é possível promover a aprendizagem dos estudantes do 4º. Ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Juína-MT sobre o tema lixo e reciclagem de forma divertida e significativa por meio do uso da tecnologia, especificamente da plataforma Padlet. A metodologia da pesquisa se caracteriza como participante, de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e explicativa no que tange ao seu objetivo. Para a coleta dedados utilizou-se um diário de bordo, gravações e fotografias. A análise dos resultados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa a plataforma Padlet se mostrou como grande aliada para dinamizar as aulas, chamando a atenção dos estudantes para as mesmas, bem como o seu uso com objetivo educativo permitiu o desenvolvimento de habilidades importantes para o século XXI, como a criatividade e imaginação.
Downloads
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Traduzido por Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 11. ed. Portugal: Porto Editora, 1994.
BORGES, Darling Katiuscia de Goes; FARIAS, Sidilene Aquino de; SOUZA, Katiuscia dos Santos de. Criticidade e responsabilidade socioambiental a partir da temática lixo urbano. REnCiMa, v. 11, n. 3, p. 159-175, 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2468 . Acesso em: 10 dez. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2008.
MORAN, José. Educação e Tecnologias: Mudar para valer! Papirus, 21. ed., p.12-14, 2013.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergência Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
OLIVEIRA, Maria Marly de. Sequência Didática Interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2013.
PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar - Convite à viagem. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Métodos de Pesquisa. Unidade 2 – A pesquisa científica. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
THIOLLENT, Mitchel. Notas para o debate sobre pesquisa-ação. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Penso, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação, Cultura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.