Gênero no ensino de ciências: A inserção das questões sociocientíficas nos currículos brasileiros

Autores

  • Jéssica Carolina Paschoal de Macedo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Nataly Carvalho Lopes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3428

Resumo

Neste trabalho, apresentamos uma análise dos conteúdos propostos nos documentos oficiais sobre educação brasileira sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio dessa análise, buscamos identificar a presença ou a ausência e como ocorre a inserção das Questões Sociocientíficas nestes documentos, de modo a problematizar o desenvolvimento científico e tecnológico quando relacionado aos aspectos éticos e morais. Por fim, buscamos discutir como questões importantes para a América Latina e Brasil, como as temáticas de gênero, são apresentadas nesses currículos e quais os aspectos formativos que auxiliam no desenvolvimento crítico dos estudantes sobre a presença e as consequências da naturalização das desigualdades de gênero, de modo a prepará-los para agir e se posicionar politicamente na sociedade de acordo com os pressupostos de igualdade de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Carolina Paschoal de Macedo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Nataly Carvalho Lopes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação para as Ciências, Mestre e licenciada em física, química e biologia. Professora adjunta no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - DCNME da Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, campus Araras.

Downloads

Publicado

29/01/2019

Como Citar

Macedo, J. C. P. de, & Lopes, N. C. (2019). Gênero no ensino de ciências: A inserção das questões sociocientíficas nos currículos brasileiros. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3428

Edição

Seção

Artigos