Gênero no ensino de ciências: A inserção das questões sociocientíficas nos currículos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3428Resumo
Neste trabalho, apresentamos uma análise dos conteúdos propostos nos documentos oficiais sobre educação brasileira sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio dessa análise, buscamos identificar a presença ou a ausência e como ocorre a inserção das Questões Sociocientíficas nestes documentos, de modo a problematizar o desenvolvimento científico e tecnológico quando relacionado aos aspectos éticos e morais. Por fim, buscamos discutir como questões importantes para a América Latina e Brasil, como as temáticas de gênero, são apresentadas nesses currículos e quais os aspectos formativos que auxiliam no desenvolvimento crítico dos estudantes sobre a presença e as consequências da naturalização das desigualdades de gênero, de modo a prepará-los para agir e se posicionar politicamente na sociedade de acordo com os pressupostos de igualdade de direitos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.