Gênero no ensino de ciências: A inserção das questões sociocientíficas nos currículos brasileiros

Authors

  • Jéssica Carolina Paschoal de Macedo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Nataly Carvalho Lopes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3428

Abstract

Neste trabalho, apresentamos uma análise dos conteúdos propostos nos documentos oficiais sobre educação brasileira sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio dessa análise, buscamos identificar a presença ou a ausência e como ocorre a inserção das Questões Sociocientíficas nestes documentos, de modo a problematizar o desenvolvimento científico e tecnológico quando relacionado aos aspectos éticos e morais. Por fim, buscamos discutir como questões importantes para a América Latina e Brasil, como as temáticas de gênero, são apresentadas nesses currículos e quais os aspectos formativos que auxiliam no desenvolvimento crítico dos estudantes sobre a presença e as consequências da naturalização das desigualdades de gênero, de modo a prepará-los para agir e se posicionar politicamente na sociedade de acordo com os pressupostos de igualdade de direitos.

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Author Biographies

  • Jéssica Carolina Paschoal de Macedo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

    Graduanda em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

  • Nataly Carvalho Lopes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Doutora em Educação para as Ciências, Mestre e licenciada em física, química e biologia. Professora adjunta no Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - DCNME da Universidade Federal de São Carlos, Centro de Ciências Agrárias, campus Araras.

Published

2019-01-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Gênero no ensino de ciências: A inserção das questões sociocientíficas nos currículos brasileiros. (2019). Revista Educação, Cultura E Sociedade, 9(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v9i1.3428