DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: O PIBID COMO INTERLOCUÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Egeslaine de Nez Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças
  • Warley Carlos de Souza UFMT/CUA

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3657

Resumo

Refletir sobre a formação de professores é refletir sobre a história da educação. A escola não é o único lugar onde a aprendizagem se faz presente, mas, fundamentalmente o único lugar onde o ensino é pensado e sistematizado de humanos para humanos. Todavia, a desvinculação com a realidade é evidente no processo de formação de professores, assim como em sua atuação, é formado para atuar num espaço idealizado. Engrossando as fileiras das tentativas de construção de um diálogo sólido e sustentável entre a Educação Básica e a Universidade, o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), tomou corpo e foi criado em 2007 e com a expressa finalidade de conceder bolsas de iniciação à docência. Esse ensaio objetiva analisar o programa institucional, buscando compreender qual sua contribuição para a formação inicial de professores no contexto escolar. O estudo se justifica pela necessidade eminente de analisar a forma e a direção que vem sendo impressa ao PIBID durante o seu processo de existência. O procedimento metodológico se constituiu numa pesquisa bibliográfica e descritiva, possibilitando uma análise com abordagem crítica. Partiu-se do pressuposto de que os processos estão vinculados a um determinado contexto, principalmente, quando se trata de políticas ou programas institucionais. Diante disso, defende-se neste estudo que a formação do professor, proporcione aos acadêmicos integrantes do programa a militância cultural. Sintetizando, as ações do programa não tem como referências os problemas da escola, mas podem encontrar soluções aos problemas pedagógicos que se encontram encravados no interior das unidades escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças

Doutora em Educação na UFRGS.

Mestre em Educação pela UEPG.

Pedagoga e Especista pela UNIOESTE.

Warley Carlos de Souza, UFMT/CUA

Doutor em Educação pela Universidade São Paulo (USP). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA).

Downloads

Publicado

04/01/2020

Como Citar

Nez, E. de, & de Souza, W. C. (2020). DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: O PIBID COMO INTERLOCUÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(1). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3657

Edição

Seção

Dossiê