DIÁLOGOS ENTRE UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO BÁSICA: O PIBID COMO INTERLOCUÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i1.3657Resumo
Refletir sobre a formação de professores é refletir sobre a história da educação. A escola não é o único lugar onde a aprendizagem se faz presente, mas, fundamentalmente o único lugar onde o ensino é pensado e sistematizado de humanos para humanos. Todavia, a desvinculação com a realidade é evidente no processo de formação de professores, assim como em sua atuação, é formado para atuar num espaço idealizado. Engrossando as fileiras das tentativas de construção de um diálogo sólido e sustentável entre a Educação Básica e a Universidade, o programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), tomou corpo e foi criado em 2007 e com a expressa finalidade de conceder bolsas de iniciação à docência. Esse ensaio objetiva analisar o programa institucional, buscando compreender qual sua contribuição para a formação inicial de professores no contexto escolar. O estudo se justifica pela necessidade eminente de analisar a forma e a direção que vem sendo impressa ao PIBID durante o seu processo de existência. O procedimento metodológico se constituiu numa pesquisa bibliográfica e descritiva, possibilitando uma análise com abordagem crítica. Partiu-se do pressuposto de que os processos estão vinculados a um determinado contexto, principalmente, quando se trata de políticas ou programas institucionais. Diante disso, defende-se neste estudo que a formação do professor, proporcione aos acadêmicos integrantes do programa a militância cultural. Sintetizando, as ações do programa não tem como referências os problemas da escola, mas podem encontrar soluções aos problemas pedagógicos que se encontram encravados no interior das unidades escolares.
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