EDUCAÇÃO INFANTIL CONECTADA: JOGOS DIGITAIS, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM

Autores

  • Tereza Cristina Abreu UERN
  • Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa IFPB
  • Maria Audenora das Neves Silva Martins UERN

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3940

Resumo

Os avanços tecnológicos foram responsáveis por mudanças significativas em todas as áreas da produção do conhecimento. Sob esse prisma, é importante considerar as potencialidades e os aportes que os jogos digitais poderão trazer para o espaço educativo infantil, com vistas ao processo de ensino e aprendizagem, de forma lúdica e prazerosa. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão dos jogos digitais na educação infantil, com base em seus desafios para a prática docente e as contribuições para o processo de construção da aprendizagem. Consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva, qualitativa, cujos dados são de base documental, como também, bibliográfica, visto que será analisado o programa GCompris, ancorado nas reflexões pertinentes à temática disponíveis na Base Nacional Comum Curricular – BNCC de 2017, que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) e em diversas outras contribuições relacionadas à temática, voltadas à reflexão acerca do desenvolvimento de competências e habilidades para todos os alunos, dentre eles, o conhecimento das tecnologias digitais. Com isso, diante das ideias dos autores referentes ao tema, o texto traz reflexões e apresenta concepções importantes sobre a implementação de jogos digitais na educação infantil como um instrumento pedagógico contemporâneo e desafiador, carregado de significados históricos e sociais, capaz de contribuir para a formação integral, democrática, cidadã, crítica, tecnológica, cognitiva e interativa da criança.

Palavras-chave: Jogos Digitais. Educação Infantil. Aprendizagem. Prática Docente.

 

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Biografia do Autor

Tereza Cristina Abreu, UERN

Professora de educação básica e Pós-graduanda no mestrado em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, IFPB

Pós-doutorado em Ensino pela UERN. Doutora e Mestre em Linguística pela UFPB\PROLING, pesquisadora nas áreas de Semântica, Leitura e Linguística Aplicada. Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade Federal de Campina Grande (2003). Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Cajazeiras - PB, atuando nos ensinosTécnico, Tecnológico e Licenciatura em Letras. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas. Atua, também, como supervisora de área do PIBID. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, metodologia do trabalho científico, formação e ensino linguagem de linguagem. Desenvolve pesquisa na área de Linguística Aplicada, com ênfase no desenvolvimento da leitura fundamentando-se em teorias semânticas do texto e do discurso.

Maria Audenora das Neves Silva Martins, UERN

Possui graduação em Artes Práticas (1982), Pedagogia (1988) e Filosofia (1995) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bacharel em Direito pela Faculdade Estácio de Natal/RN (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003).Atualmente é adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora, pesquisadora e colaboradora do PPGE - Programa de Pós- Graduação em ensino da UERN. Professora da disciplina Ensino Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais. Tem experiência na área de Educação, Direito Constitucional, ECA, Responsabilidade Civil, Lei de Execução Penal, Direitos Humanos. Atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos; educação; violência; exclusão, criminalidade e garantia de direitos.

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Publicado

28/10/2020

Como Citar

Abreu, T. C., Uchoa, S. A. de O., & Martins, M. A. das N. S. (2020). EDUCAÇÃO INFANTIL CONECTADA: JOGOS DIGITAIS, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3940

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