EDUCAÇÃO INFANTIL CONECTADA: JOGOS DIGITAIS, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3940Resumo
Os avanços tecnológicos foram responsáveis por mudanças significativas em todas as áreas da produção do conhecimento. Sob esse prisma, é importante considerar as potencialidades e os aportes que os jogos digitais poderão trazer para o espaço educativo infantil, com vistas ao processo de ensino e aprendizagem, de forma lúdica e prazerosa. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a inclusão dos jogos digitais na educação infantil, com base em seus desafios para a prática docente e as contribuições para o processo de construção da aprendizagem. Consiste em uma pesquisa exploratório-descritiva, qualitativa, cujos dados são de base documental, como também, bibliográfica, visto que será analisado o programa GCompris, ancorado nas reflexões pertinentes à temática disponíveis na Base Nacional Comum Curricular – BNCC de 2017, que de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996) e em diversas outras contribuições relacionadas à temática, voltadas à reflexão acerca do desenvolvimento de competências e habilidades para todos os alunos, dentre eles, o conhecimento das tecnologias digitais. Com isso, diante das ideias dos autores referentes ao tema, o texto traz reflexões e apresenta concepções importantes sobre a implementação de jogos digitais na educação infantil como um instrumento pedagógico contemporâneo e desafiador, carregado de significados históricos e sociais, capaz de contribuir para a formação integral, democrática, cidadã, crítica, tecnológica, cognitiva e interativa da criança.Palavras-chave: Jogos Digitais. Educação Infantil. Aprendizagem. Prática Docente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Educação, Cultura e Sociedade – RECS utiliza o Padrão de Licença Creative Commons na modalidade Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0).
Deste modo, você é livre para:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material.
Nos seguintes termos:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se as alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de qualquer forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
ShareAlike — Se você remixar, transformar ou construir sobre o material, você deve distribuir suas contribuições sob a mesma licença que o original.