Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Educação, Cultura e Sociedade
Início
Atual
Acervo
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissão
Corpo Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UNEMAT
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 10 n. 3 (2020): Edição Especial
v. 10 n. 3 (2020): Edição Especial
Publicado:
28/10/2020
Artigos
A DISCRIMINAÇÃO DA INTELLIGENTSIA NO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO
Roberta Areas, Ademir E. Santana, Márcia C. Barbosa
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3943
O PEDAGOGO E A QUESTÃO “AMBIENTAL” NA AMAZÔNIA
Lucas de Vasconcelos Soares, Marilene Maria Aquino Castro de Barros
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3948
DIVERSIDADE BIOCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Thaliana Cruz Dantas, Mariana Guelero do Valle
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3949
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS RECENTES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NO BRASIL
Etiane Fátima Theodoroski
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4047
EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: (COR) POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cintia de Oliveira Pontes Rosa, Anne Caroline Pereira Arruda, Michelle Bocchi Gonçalves
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3954
OS PROJETOS DE TRABALHO COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Cintia Chung Marques Corrêa, Natany Bersan
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3955
CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE SOBRE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM ESTADO BRASILEIRO
Silvia Mara de Souza Halick, Maria Cecília Da Lozzo Garbelini, Leide da Conceição Sanches
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3960
PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FAVORECERAM A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS
Ana Lidia Penteado Urban, Luci Pastor Manzoli
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3975
IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR
Aline Rocha Bezerra, Tânia Aparecida Kuhnen
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FRONTEIRA OESTE DO RS
Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso, Marcus Vinícius Morini Querol
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3969
O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLA RURAL E URBANA DE UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RS.
Sâmela Taís Gonzalez do Prado, Luciano de Oliveira, Raquel Ruppenthal
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3981
SER EDUCADORA DE BEBÊS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS INSPIRADOS NA ABORDAGEM PIKLERIANA
Gabriela Vieira Soares de Abreu, Gabriela Dal Forno Martins
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3983
EDUCAÇÃO INFANTIL CONECTADA: JOGOS DIGITAIS, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM
Tereza Cristina Abreu, Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Maria Audenora das Neves Silva Martins
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3940
INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Kalline Flávia Silva de Lira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3937
O ENSINO DO GÊNERO CONTO DE TERROR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Caio Castro
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3941
UM OLHAR SOBRE A PINTURA CONTEMPORÂNEA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA ARTE.
Maria Auxiliadora Almeida, Reinaldo Gomes Arruda
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4012
A PRODUÇÃO DA CRENÇA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BOURDIEUSIANA
Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3847
DERECHOS HUMANOS, EDUCACIÓN Y NEOLIBERALISMO, O LA ESPERA A GODOT
Jaime Vicente Chuchuca Serrano
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4163
FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE NAS ÁGUAS ALFABETIZADORAS
Elizabeth Orofino Lucio
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3977
EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS E ENSINO RELIGIOSO: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL
Professor Mestre Felipe Hatzenberger, Professora Doutora Janaina Wenczenovicz
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3992
DECOLONIALIZAR A NOSSA MENTE PARA INTERCULTURALIZAR-NOS: UMA APROXIMAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL
Laura Marcela Cubides Sánchez, Fabiana Soares Fernandes Leal
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4005
LETRAMENTO DE RESISTÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: AÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA
Rosely de Oliveira Macário, Linduarte Pereira Rodrigues
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3932
A RELAÇÃO DE DISTINÇÃO E SEMELHANÇA ENTRE O USO E A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Saulo Eduardo Ribeiro, Eliane Schlemmer
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3929
ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964
O CONSENSO EM RELAÇÃO À NOÇÃO DE FORMA E OS LIMITES DA IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Juliana Labatut Portilho
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3971
AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A INTERAÇÃO COMUNICATIVA EM SALA DE AULA
Rosalvo Nobre Carneiro, Marizete Batista do Nascimento
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3968
ENSINO DAS ARTES EM QUESTÃO: FORMAÇÃO HUMANA, ESCOLA PUBLICA E ATUAÇÃO DOCENTE
Luciana Tosta, Mariane Fernandes Catanzaro, Monique Andries Nogueira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3980
A COMUNICAÇÃO NOS SABERES DO FUTURO E NOS DIFERENTES ASPECTOS DO ENSINO CONTEMPORÂNEO
George de Salles Canfield, Taís Steffenello Ghisleni, Elsbeth Léia Spode Becker
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3897
TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E MONITORAMENTO DO COTIDIANO ESCOLAR
Emanuelle de Souza Barbosa, Katharine Ninive Pinto Silva, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3904
POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E BEM ESTAR DOS UNIVERSITÁRIOS
Débora Maria Biesek, Giseli Monteiro Gagliotto
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3974
BIOMA PAMPA: COMPREENSÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS COM DIFERENTE PERFIL SOCIOAMBIENTAL DE ALEGRETE-RS
Débora Velasque de Souza, Ailton Jesus Dinardi, Karina Braccini Pereira
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3957
NECROPOLÍTICA, MEMÓRIA E PODER: FACES DE UMA POLÍTICA DE OPRESSÃO SOB UM OLHAR DISCURSIVO
Elaine Pereira Daróz, Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4157
RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E ENSINO RELIGIOSO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ DE 2007 A 2016: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES
Maritana Drescher da Cruz, Lucimar Rosa Dias
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3966
Resenhas
CORPOS AMEAÇADOS: SILENCIAMENTOS E NEGAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL
Alan Camargo Silva
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4024
Apresentação
Apresentação
Lucio José Dutra Lord
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4217
Editorial
Editorial
Lucio José Dutra Lord
PDF
DOI:
https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4220
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Idioma
English
Español
Português
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Ler e escrever: práticas de letramento
123
IDENTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS
104
Planejamento participativo: Elementos para o debate em ação
96
O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS E OS IMPACTOS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: : UMA REVISÃO INTEGRATIVA
94
Educação quilombola e currículo escolar: Olhares sobre a prática educativa no contexto escolar
75