v. 10 n. 3 (2020): Edição Especial

					Visualizar v. 10 n. 3 (2020): Edição Especial
Publicado: 28/10/2020

Artigos

  • A DISCRIMINAÇÃO DA INTELLIGENTSIA NO CAMPO CIENTÍFICO BRASILEIRO

    Roberta Areas, Ademir E. Santana, Márcia C. Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3943
  • O PEDAGOGO E A QUESTÃO “AMBIENTAL” NA AMAZÔNIA

    Lucas de Vasconcelos Soares, Marilene Maria Aquino Castro de Barros
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3948
  • DIVERSIDADE BIOCULTURAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

    Thaliana Cruz Dantas, Mariana Guelero do Valle
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3949
  • CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS RECENTES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS PROFESSORES TEMPORÁRIOS NO BRASIL

    Etiane Fátima Theodoroski
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4047
  • EDUCAÇÃO PERFORMATIVA: (COR) POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Cintia de Oliveira Pontes Rosa, Anne Caroline Pereira Arruda, Michelle Bocchi Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3954
  • OS PROJETOS DE TRABALHO COMO FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

    Cintia Chung Marques Corrêa, Natany Bersan
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3955
  • CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR EM SAÚDE SOBRE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM ESTADO BRASILEIRO

    Silvia Mara de Souza Halick, Maria Cecília Da Lozzo Garbelini, Leide da Conceição Sanches
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3960
  • PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE FAVORECERAM A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES CIENTIFICAS

    Ana Lidia Penteado Urban, Luci Pastor Manzoli
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3975
  • IMPLICAÇÕES PSICOLÓGICAS DO RACISMO NO ESPAÇO ESCOLAR

    Aline Rocha Bezerra, Tânia Aparecida Kuhnen
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3965
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DE ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA FRONTEIRA OESTE DO RS

    Paula Ernestina Leal de Oliveira Cardoso, Marcus Vinícius Morini Querol
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3969
  • O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO EM ESCOLA RURAL E URBANA DE UM MUNICÍPIO DA FRONTEIRA OESTE DO RS.

    Sâmela Taís Gonzalez do Prado, Luciano de Oliveira, Raquel Ruppenthal
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3981
  • SER EDUCADORA DE BEBÊS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS INSPIRADOS NA ABORDAGEM PIKLERIANA

    Gabriela Vieira Soares de Abreu, Gabriela Dal Forno Martins
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3983
  • EDUCAÇÃO INFANTIL CONECTADA: JOGOS DIGITAIS, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM

    Tereza Cristina Abreu, Sayonara Abrantes de Oliveira Uchoa, Maria Audenora das Neves Silva Martins
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3940
  • INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: REFLEXÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

    Kalline Flávia Silva de Lira
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3937
  • O ENSINO DO GÊNERO CONTO DE TERROR: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA

    Caio Castro
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3941
  • UM OLHAR SOBRE A PINTURA CONTEMPORÂNEA: IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA ARTE.

    Maria Auxiliadora Almeida, Reinaldo Gomes Arruda
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4012
  • A PRODUÇÃO DA CRENÇA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BOURDIEUSIANA

    Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3847
  • DERECHOS HUMANOS, EDUCACIÓN Y NEOLIBERALISMO, O LA ESPERA A GODOT

    Jaime Vicente Chuchuca Serrano
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4163
  • FORMAÇÃO DOCENTE INSTITUINTE NAS ÁGUAS ALFABETIZADORAS

    Elizabeth Orofino Lucio
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3977
  • EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS E ENSINO RELIGIOSO: UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL

    Professor Mestre Felipe Hatzenberger, Professora Doutora Janaina Wenczenovicz
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3992
  • DECOLONIALIZAR A NOSSA MENTE PARA INTERCULTURALIZAR-NOS: UMA APROXIMAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO BRASIL

    Laura Marcela Cubides Sánchez, Fabiana Soares Fernandes Leal
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4005
  • LETRAMENTO DE RESISTÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: AÇÕES DIDÁTICAS PARA A FORMAÇÃO LEITORA

    Rosely de Oliveira Macário, Linduarte Pereira Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3932
  • A RELAÇÃO DE DISTINÇÃO E SEMELHANÇA ENTRE O USO E A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

    Saulo Eduardo Ribeiro, Eliane Schlemmer
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3929
  • ABORDAGEM DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM NÍVEL SUPERIOR DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

    Joaklebio Alves da Silva, Monica Lopes Folena Araújo
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3964
  • O CONSENSO EM RELAÇÃO À NOÇÃO DE FORMA E OS LIMITES DA IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

    Juliana Labatut Portilho
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3971
  • AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS E A INTERAÇÃO COMUNICATIVA EM SALA DE AULA

    Rosalvo Nobre Carneiro, Marizete Batista do Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3968
  • ENSINO DAS ARTES EM QUESTÃO: FORMAÇÃO HUMANA, ESCOLA PUBLICA E ATUAÇÃO DOCENTE

    Luciana Tosta, Mariane Fernandes Catanzaro, Monique Andries Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3980
  • A COMUNICAÇÃO NOS SABERES DO FUTURO E NOS DIFERENTES ASPECTOS DO ENSINO CONTEMPORÂNEO

    George de Salles Canfield, Taís Steffenello Ghisleni, Elsbeth Léia Spode Becker
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3897
  • TRABALHO PEDAGÓGICO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE PERNAMBUCO: INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E MONITORAMENTO DO COTIDIANO ESCOLAR

    Emanuelle de Souza Barbosa, Katharine Ninive Pinto Silva, Thamyrys Fernanda Cândido de Lima
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3904
  • POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E BEM ESTAR DOS UNIVERSITÁRIOS

    Débora Maria Biesek, Giseli Monteiro Gagliotto
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3974
  • BIOMA PAMPA: COMPREENSÕES PRÉVIAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS COM DIFERENTE PERFIL SOCIOAMBIENTAL DE ALEGRETE-RS

    Débora Velasque de Souza, Ailton Jesus Dinardi, Karina Braccini Pereira
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3957
  • NECROPOLÍTICA, MEMÓRIA E PODER: FACES DE UMA POLÍTICA DE OPRESSÃO SOB UM OLHAR DISCURSIVO

    Elaine Pereira Daróz, Maria Beatriz Ribeiro Prandi-Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4157
  • RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA E ENSINO RELIGIOSO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO PARANÁ DE 2007 A 2016: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES

    Maritana Drescher da Cruz, Lucimar Rosa Dias
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3966

Resenhas

  • CORPOS AMEAÇADOS: SILENCIAMENTOS E NEGAÇÕES NO ÂMBITO EDUCACIONAL

    Alan Camargo Silva
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4024

Apresentação

  • Apresentação

    Lucio José Dutra Lord
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4217

Editorial

  • Editorial

    Lucio José Dutra Lord
    DOI: https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.4220