A PRODUÇÃO DA CRENÇA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BOURDIEUSIANA

Autores

  • Sérgio Choiti Yamazaki Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) / Docente e Pesquisador.
  • Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) / Docente e Pesquisadora

DOI:

https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3847

Resumo

Neste trabalho, argumentamos que as práticas docentes são essencialmente formadoras de concepções e condutas irrefletidas, apesar do estudo e da discussão dos elementos que as envolvem. Embora já existam na literatura da área de Educação, ou Educação Científica, pesquisas que mostram este resultado, particularmente da formação inicial de professores de Ciências, neste artigo apontamos para a sociologia de Bourdieu como uma referência teórica que permite interpretá-las de forma orgânica e que, devido a suas características, atribui às propostas inseridas nos Projetos Político Pedagógicos (PPPs) dos cursos, um distanciamento dos principais pressupostos que os sustentam, tais como aquelas que condizem com os Parâmetros Curriculares Nacionais. Esse resultado faz com que os PPPs sejam discursos vazios, não congruentes com a realidade vivenciada nos cursos de licenciatura do país. A análise é feita utilizando-se de um mapa conceitual contendo conceitos da teoria bourdieusiana e suas relações com as práticas da formação docente, comumente apontadas pela literatura científica da área.

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Biografia do Autor

Sérgio Choiti Yamazaki, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) / Docente e Pesquisador.

Docente e Orientador no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Educação Científica e Matemática da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e Mestre em Ensino de Ciências pela USP.

Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) / Docente e Pesquisadora

Docente Orientadora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Acadêmico) em Educação e Territorialidade na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e Mestre em Ensino de Ciências pela UFMS.

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Publicado

28/10/2020

Como Citar

Yamazaki, S. C., & Yamazaki, R. M. de O. (2020). A PRODUÇÃO DA CRENÇA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE BOURDIEUSIANA. Revista Educação, Cultura E Sociedade, 10(3). https://doi.org/10.30681/ecs.v10i3.3847